metropoles.com

Antes do anúncio dos vencedores, faça uma retrospectiva do Festival de Brasília deste ano

Foram sete noites de vaias, aplausos, protestos e, sobretudo, muita festa. O evento cinematográfico mais antigo do Brasil comemorou 50 anos em grande estilo

atualizado

Compartilhar notícia

Bruno Pimentel/Metrópoles
1 de 1 Bruno Pimentel/Metrópoles - Foto: null

Em sua 48ª edição, que comemorou também meio século de história do evento, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro fez um afago no grande público. A mostra competitiva, que nos últimos anos vinha privilegiando produções mais experimentais e documentários, trouxe uma seleção de filmes capazes de agradar plateias mais amplas.

A edição também se destacou pelo cuidado da organização em detalhes como a ambientação da sala do Cine Brasília, com suntuosas projeções de luz criadas por Marcelo Santana, e a praça de alimentação. Ampliada, ela ganhou os gramados da quadra, ficando mais arejada. A entrega da organização do espaço aos produtores da feira gastronômica Quitutes também ajudou a dar novos ares àquele espaço.

Daniel Ferreira/Metrópoles

Antes, porém, de continuar nesta retrospectiva da edição, feita por meio das matérias publicadas pelo Metrópoles durante o evento, teste seus conhecimentos sobre a história do festival.

Daniel Ferreira/Metrópoles

Terça (15/9): A noite de abertura teve clima de reunião familiar. O governador Rodrigo Rollemberg marcou presença, e foi saudado com aplausos e vaias. O clima ficou mais emotivo com a homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho, que dividiu as atenções da noite com o irmão, Walter Carvalho, diretor de “Um Filme de Cinema”, exibido hors-concours.

Daniel Ferreira/Metrópoles

Quarta (16/9): No entanto, como sempre acontece, o festival começou para valer na primeira noite de competição. A poesia e o realismo fantástico do longa “A Família Dionti” emocionaram a plateia no Cine Brasília. Contudo, apesar dos aplausos, a produção não chegou a se apresentar como potencial vencedor.

Bruno Pimentel/Metrópoles

Quinta (17/9): No segundo dia de festival, fez-se um burburinho em frente ao Cine Brasília que nada tinha a ver com o glamour do cinema. Era um protesto do Movimento Passe Livre. Nada que perturbasse o andamento do evento. Do universo mágico de um interior mineiro para o caos das grandes metrópoles, “Fome” foi o segundo concorrente. A mostra competitiva ganhou fôlego.

Divulgação

Sexta (18/9): Na noite de sexta, o público lotou o Cine Brasília e saiu satisfeito com a mistura de drama e suspense do longa concorrente, “Para Minha Amada Morta”. O resultado porém, é tão envolvente quanto implausível.

Gabriel Pereira/Metrópoles

Sábado (19/9): Muito esperado, “Big Jato” pegou uma plateia dividida entre a excitação de ver o novo filme do pernambucano Claudio Assis e a contrariedade diante de recentes atitudes do cineasta. Vaiado durante a apresentação do filme, Assis saiu ovacionado por um filme em que aparece muito comportado, se comparado ao seu estilo habitual. Teve quem apostasse no “já ganhou”.

Divulgação

Domingo (20/9): Depois da vaia do dia anterior, esperava-se que o debate em torno de “Big Jato” fosse cercado por discussões polêmicas. Mas não. Quem foi ao Kubitscheck Plaza acompanhar o bate-papo viu apenas uma chuva de confetes sobre o o diretor Cláudio Assis. À noite, foi a vez do maestro Claudio Santoro ganhar fartos elogios, mas na tela, no único documentário da mostra competitiva. Um filme instrutivo sobre a figura do maestro, mas convencional.

Segunda (21/9): Encerrado a competição, Roberto Gervitz trouxe “À Prova de Coragem”, o primeiro do cineasta desde “Jogo Subterrâneo”, de 2005. O diretor e a atriz, Mariana Ximenes, subiram ao palco rasgando elogios à plateia. Mas o longa exibido em seguida mostrou-se insosso, assim como os curtas da noite.

A despeito de vaias, aplausos, protestos e afirmativas de já ganhou, o júri é quem dirá quem merece subir ao palco do Cine Brasília hoje para receber os Candangos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?