metropoles.com

Além de “O Nascimento de uma Nação”: 5 filmes necessários sobre raça

Listamos cinco filmes importantes sobre a questão racial, como “12 Anos de Escravidão” e “Faça a Coisa Certa”

atualizado

Compartilhar notícia

UIP/Divulgação
Faça a Coisa Certa, Spike Lee
1 de 1 Faça a Coisa Certa, Spike Lee - Foto: UIP/Divulgação

“O Nascimento de uma Nação” (leia crítica), recém-chegado aos cinemas, reacende a discussão sobre filmes com temáticas raciais no cinema. Nas últimas três décadas, cresceu consideravelmente a quantidade de produções feitas por e sobre negros, entre debates que lidam com racismo, escravidão, intolerância e identidade.

Na lista abaixo, lembramos cinco títulos importantes sobre esses assuntos. As produções vão do cinema ativista de Spike Lee a um cultuado documentário sobre basquete, passando por um recente vencedor do Oscar.

Veja 5 filmes essenciais sobre a questão racial:

Paramount/Divulgação

“Cão Branco” (1982)
Um dos mais contundentes cineastas americanos do século passado, Samuel Fuller merecia fama equivalente à qualidade de seus (muitos) grandes filmes. Em “Cão Branco”, um cachorro raivoso programado para perseguir e matar negros é destreinado por um resiliente especialista no assunto. É a última obra prima do diretor morto em 1997.

Disponível na iTunes

UIP/Divulgação

“Faça a Coisa Certa” (1989)
Praticamente toda a carreira de Spike Lee é dedicada à temática racial. Em sua obra-prima, ele debate as tensões entre negros, brancos e latinos no Brooklyn a partir de uma pizzaria e sua diversificada clientela. Aos interessados no cineasta: vale conferir o recente “Chi-Raq”, que não estreou nos cinemas brasileiros, mas está na programação regular do canal a cabo HBO Max.

Disponível na Google Play e iTunes

Kartemquin/Divulgação

“Basquete Blues” (1994)
No começo dos anos 1990, qualquer garoto fã de basquete tinha o sonho de ser um craque das quadras como Michael Jordan ou Magic Johnson. Ou pelo menos jogar na NBA. O documentário de Steve James acompanha dois adolescentes durante quatro anos, entre contusões, agruras financeiras e pequenas conquistas. Um filme único sobre a juventude negra nos Estados Unidos.

Disponível na iTunes e Netflix

Columbia/Divulgação

“Ali” (2001)
A cinebiografia dramatiza os 10 anos de auge do boxeador Muhammad Ali (Will Smith), morto em junho de 2016. Situado entre 1964 e 1974, o filme narra lendários combates, mas concentra seus melhores momentos na persona política contestadora do atleta. A sequência de Ali correndo pelas ruas do Zaire (hoje República Democrática do Congo) é pura poesia do mestre Michael Mann.

Disponível na iTunes

Walt Disney/Divulgação

“12 Anos de Escravidão” (2013)
Vencedor do Oscar 2014, o longa adaptou a história de Solomon Northup, narrada por ele em seu livro homônimo de memórias. Homem livre, ele é sequestrado, escravizado e depois vendido nos Estados Unidos pré-Guerra Civil. Um retrato de imensa dimensão física e psicológica dirigido por Steve McQueen, de “Shame” (2011).

Disponível na Google Play, iTunes e Netflix

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?