*
 

Domingo de manhã, em um shopping de Brasília, duas salas de cinema estavam lotadas. Os ingressos, que custaram R$ 50, esgotaram-se rapidamente. Dezenas de fãs adolescentes aguardavam do lado de fora a passagem do astro. Imaginou um ator global? Esquece. O fuzuê era para ver o youtuber Christian Figueiredo.

Dono de 10 milhões de seguidores, Christian viaja o Brasil inteiro para lançar o filme “Eu Fiko Loko”, que estreia nesta quinta-feira (12/1). A cada cidade, o frisson se repete. Em Goiânia, por exemplo, uma fã o aguardou por 10 horas no saguão do aeroporto.

Aos 22 anos, Christian é um dos youtubers mais populares do Brasil. É estrela em uma mídia acessada por 82 milhões de brasileiros. É um, entre outros nomes, que fala com os jovens com mais naturalidade do que astros da tevê e do cinema. São os novos reis do entretenimento. O Metrópoles apresentará, semanalmente, um desses influenciadores que bombam nas redes sociais.

Como diria o tio do Homem-Aranha, todo poder vem acompanhado de grandes responsabilidades. Christian, apesar da pouca idade, entende isso. “Eu estou falando com muitos jovens. É um pessoal que está formando a cabeça. Falo de um jeito divertido, mas não cago regra”, contou.

Profissionalismo
Christian faz parte de uma geração que começou no YouTube vislumbrando uma carreira. Ele entende como funciona o modelo de negócio das redes sociais. Parafraseando o clichê econômico: seguidores é dinheiro.

“Hoje, a mídia está enxergando essas pessoas que produzem conteúdo legal e começou a investir nessas pessoas. As marcas não vão mais no YouTube, elas se vinculam à pessoa. Escolhem o Chris, a Kéfera etc”, explica o jovem, com ar de empresário.

Giovanna Bembom/Metrópoles

Graças ao YouTube, Christian ganhou independência financeira aos 20 anos

 

A trajetória de youtuber começou a ganhar contornos de carreira em 2014. Naquele ano, Christian bateu a marca de 1 milhão de inscritos. “Foi quando eu saí de casa. Comprei uns móveis, parcelei tudo e comecei a gravar para sustentar o desafio”, lembra.

A fama, no entanto, não trouxe somente a independência financeira. Agora, o youtuber é celebridade. Crushs e namoros viram notícias. A exposição não incomoda Christian, que, ao melhor estilo Geração Z, cresceu mostrando a rotina na internet.

Uma das consequências de se trabalhar com imagem é abrir mão da privacidade. Eu sabia que, quando (o canal) ficasse grande, teria muitos seguidores e que todo mundo ia saber da minha vida "
Christian Figueiredo

O processo criativo do artista é intuitivo. Com crônicas do dia a dia, Christian justifica o sucesso com a identificação do público. “É um jovem conversando com o outro, de cara limpa, sem roteiro. Isso passa verdade”, argumenta.

Talvez por isso, alguns fãs tenham tanta certeza que são amigos do youtuber a ponto de pedirem conselhos amorosos muito pessoais, quase todos relacionados a sexo e a namoros.

Cinema
Christian agora aposta nas telonas. Depois do sucesso no YouTube, ele alça voos no cinema. O primeiro longa é “Eu Fiko Loko”, que conta a história dele: o loser que virou fenômeno. Ele é o próprio caso do nerd da escola que se deu bem na internet em uma típica fábula do século 21.

“Eu me dei conta de que tudo o que eu passava era engraçado. Não precisava levar isso tão a sério e podia contar para os outros. Aí deu certo”, diz.

Este ano, o ator, escritor e youtuber gravará outro filme e lançará um romance. O tema? Ele ainda faz mistério. “Já estou com o argumento pronto, mas estou guardando.”

 

 

COMENTE

christian figueiredoeu fiko lokoyoutuberreis do entretenimento
comunicar erro à redação