metropoles.com

De Portugal, o espetáculo “Gisberta” traz reflexões sobre identidade e gênero

Peça é livremente inspirada na história verídica de transexual brasileira barbaramente assassinada na cidade do Porto. Sessões têm entrada franca

atualizado

Compartilhar notícia

Peça Gisberta/Divulgação
Peça Gisberta/Divulgação
1 de 1 Peça Gisberta/Divulgação - Foto: Peça Gisberta/Divulgação

O espetáculo português “Gisberta” passa por Brasília em três apresentações, marcadas para os dias 11, 12 e 13 de março — a primeira no Sesc Paulo Gracindo, no Gama, as outras duas no Sesc Garagem (915 Sul). Com texto de Eduardo Gaspar, a peça é baseada a historia real da transexual brasileira Gisberta que em 2006 foi barbaramente assassinada na cidade do Porto, em Portugal, onde morou em seus últimos anos de vida.

Sem abrigo e soropositiva, Gisberta foi vítima da violência de 14 rapazes (com idades entre 12 e 16 anos) que viviam em regime de semiinternato numa instituição de acolhimento de menores. Após três dias de intermináveis agressões físicas, Gisberta foi atirada a um fosso, onde mais tarde seria encontrada morta. O laudo da autópsia determinou morte em consequência de afogamento.

Gaspar reconstitui a história a partir do olhar da mãe da personagem, interpretada pela atriz portuguesa Fernanda Neves. Ela relata a um jornalista a vida do filho, desde a infância até o momento em que decide deixar o Brasil com o sonho de se tornar uma mulher respeitada na Europa. Misturando realidade e ficção, o texto reflete sobre questões como identidade, gênero, solidão, religiosidade e sentimento de culpa.

Dia 11/3, às 20h30, no Teatro Sesc Paulo Gracindo (Setor Leste Industrial, QI 1, Gama, 3484-9142 e 3484-9103). Entrada franca mediante retirada de ingressos na bilheteria. Não recomendado para menores de 18 anos.

Dias 12/3 e 13/3, às 20h30, no teatro Sesc Garagem (713/913 Sul). Entrada franca mediante retirada de ingressos na bilheteria. Não recomendado para menores de 18 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?