*
 

Graças ao Portal do Voluntariado, a russa Yana Gulis (foto em destaque), de 18 anos, poderá trabalhar no Jardim Zoológico de Brasília e satisfazer o desejo de conhecer melhor a fauna e a flora brasileiras. Ela é um dos 54 voluntários nomeados nesta quinta-feira (1º/12), que poderão auxiliar o zoo na interação com o público em várias áreas do parque ecológico.

A jovem, que pretende cursar biologia, mora há seis anos na cidade. “Não conheço muito bem a biodiversidade brasileira, que é muito diferente do país de onde venho. Lá é bem frio, então eu queria aprender e poder passar isso aos visitantes”, conta Yana, que escolheu o borboletário para atuar.

Os selecionados puderam escolher também entre as áreas de assessoria de comunicação; aves; bem-estar animal; mamíferos; répteis e anfíbios; e museu de ciências naturais. Após a entrega das nomeações, os voluntários participaram de uma caminhada pelo zoo.

“É um prazer receber vocês aqui e um privilégio muito grande contar com o apoio de pessoas realmente interessadas nas atividades do zoológico”, comemorou o diretor-presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, Gerson Norberto. Ele agradeceu a todos os voluntários e escutou as áreas e os interesses de todos os presentes na cerimônia.

O projeto para serviço voluntário no zoo tem 108 vagas, mas 54 ainda não foram preenchidas porque os candidatos faltaram às entrevistas. Outros inscritos serão chamados, e a expectativa é que a cota seja atingida até o fim do ano.

Como acessar o Portal do Voluntariado
O Portal do Voluntariado faz parte do programa Brasília Cidadã e foi lançado no dia 21 de junho deste ano. A plataforma facilita o contato entre quem precisa de colaboração e quem se dispõe a ajudar.

Para se inscrever, o interessado deve clicar no botão Seja um Voluntário (a) e os órgãos e as entidades, no Cadastre o órgão/entidade. Em seguida, o internauta será redirecionado a uma página de cadastro, que deve ser preenchida com informações pessoais, como nome completo, cadastro de pessoas físicas (CPF) e nível de escolaridade, além dos dias e horários disponíveis. Depois, aparecem as áreas em que o voluntário deseja atuar.

Horário de funcionamento do zoológico de Brasília e ingressos
O zoológico de Brasília fica na Avenida das Nações (L4 Sul) e abre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). De terça a quinta-feira (exceto feriados), todos os adultos e crianças acima de 12 anos de idade pagam meia.

De sexta a domingo, têm direito a pagar metade do preço apenas crianças de 6 a 12 anos, estudantes (portando documento de identificação estudantil vigente), beneficiário de programa social do governo (mediante apresentação de carteira do benefício e documento de identidade oficial) e seu acompanhante, professores (com carteira funcional) e idosos (pessoas acima de 60 anos). Para pessoas com deficiência e seu acompanhante e crianças com até 5 anos de idade, a entrada é gratuita.

 




 

COMENTE

nomeaçãovoluntáriosZoológico de Brasília
comunicar erro à redação