metropoles.com

Rollemberg inaugura estações do Bike Brasília na Asa Norte e ouve protestos de ciclistas de Águas Claras

O grupo reivindica o término e a pintura das ciclofaixas em seu bairro. Representantes do Rodas da Paz também participaram do evento, na 205 Norte

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Mello/Metrópoles
Michael Mello/Metrópoles Rollembeerg
1 de 1 Michael Mello/Metrópoles Rollembeerg - Foto: Michael Mello/Metrópoles

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) inaugurou na 205 Norte, na manhã deste sábado (5/3), 11 estações do sistema de bicicletas compartilhadas, o Bike Brasília. Ciclistas e moradores de Águas Claras aproveitaram a ocasião para cobrar do Governo o término e a pintura das vias destinadas às bicicletas da região administrativa. Eles levavam faixas com a frase “Desenrolle a ciclofaixa”.

Representantes da ONG Rodas da Paz acompanharam o percurso de 700m feito pelo governador, o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, o secretário-adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski, e outros convidados.

As novas estações são Hospital de Base, 204/205 Norte, 305 Sul, 104/304 Sul, Shopping Mall (302 Sul), 402 Norte, 203 Norte, 104/105 Sul, 205 Norte, 406 Norte e 305/306 Norte.

Segundo a coordenadora geral do Rodas da Paz, Renata Florentino, 31 anos, o sistema de bicicletas compartilhadas tem se mostrado uma medida muito positiva para o Distrito Federal. “Brasília é a terceira capital que mais usa o sistema. Cada bicicleta aqui da cidade realiza cerca de duas viagens por dia”, aponta.

Michael Mello/Metrópoles
Acompanhado por secretários e convidados, governador percorreu 700m de ciclofaixa

Expansão do projeto
Atualmente, Brasília conta com 40 estações e 400 bicicletas disponíveis para a população. A intenção do governador Rodrigo Rollemberg agora é expandir o projeto: “Queremos implementar o sistema também nas regiões administrativas”. No entanto, o governador não soube informar uma data para que as cidades do DF ganhem o Bike Brasília.

Apesar do apoio ao governo, os representantes da ONG apontam ainda algumas questões de mobilidade urbana que precisam ser resolvidas. Renata explica que o Governo precisa dar celeridade ao projeto da Ciclovia Permanente de Estrada Parque Taguatinga (EPTG), finalizar a pintura das ciclofaixas de Águas Claras e discutir melhorias na travessia da Ponte do Bragueto.

Sobre esses problemas, Rollemberg disse que o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) está fazendo um estudo sobre a Ciclovia da EPTG. De acordo com ele, por ser um projeto maior e caro, precisa ser analisado com mais cuidado. Em relação a Águas Claras, o governador comentou que o Detran está esperando passar o período de chuvas para retomar as obras.

O programa Bike Brasília é resultado de uma parceria entre o Governo de Brasília, a empresa Serttel e o banco Itaú. As bicicletas estão disponíveis todos os dias da semana, das 6h às 23h59. Para usá-las, é preciso preencher um cadastro pela internet ou pelo celular e pagar uma taxa anual de 10 reais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?