metropoles.com

MPL cobra maior participação popular no sistema de transporte do DF

Contra aumento de tarifas, Movimento do Passe Livre continua com as manifestações e propõe criação de empresa pública para o setor

atualizado

Compartilhar notícia

Metrópoles/Arquivo
1 de 1 - Foto: Metrópoles/Arquivo

Em meio às discussões sobre as gratuidades e o aumento de passagens do transporte coletivo, integrantes do Movimento Passe Livre cobraram maior participação popular e transparência nas decisões voltadas para o setor. E continuam preparando manifestações contra o reajuste de até 25% das tarifas, que passou a valer no primeiro dia útil do ano. Nesta quinta (5/1), eles pretendem fazer um protesto, às 17h, na Praça do Relógio, em Taguatinga.

Em coletiva à imprensa nesta quinta-feira (5/1), o MPL defendeu a criação de uma empresa pública que iria cuidar especificamente do transporte coletivo do Distrito Federal. A proposta será entregue às 15h aos deputados distritais.

“Com a empresa pública, teríamos muito mais transparência sobre os gastos e poderíamos identificar de onde vem a demanda por aumento. Porque, até agora, o Rollemberg (Rodrigo Rollemberg, governador do DF) não apresentou nada disso”, disse Bianca Campos, 21 anos, integrante do movimento.

De acordo com a proposta, a população participaria da gestão, por meio dos comitês regionalizados, e os custos seriam bancados por impostos progressivos pagos pelos mais ricos. Trabalhadores, estudantes e as pessoas que utilizam o sistema de transporte coletivo estariam à frente do processo, propondo as decisões. “O governo teria a função de executar a demanda da população e não trazer decisões hierarquizados”, ressaltou Maria Paiva, que também integra o MPL.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?