metropoles.com

GDF procura empresa interessada em fazer projeto de estacionamento pago

Ideia é adotar a Zona Azul. Estimativa é que o déficit de vagas para estacionar chegue a 30 mil no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
vagas estacionamento
1 de 1 vagas estacionamento - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Governo do DF autorizou nesta segunda-feira (27/3) lançamento de edital às empresas interessadas em apresentar projetos para a criação do sistema de estacionamento rotativo pago na capital federal em locais públicos. A estimativa é que o déficit de vagas no Distrito Federal chegue a 30 mil.

O Chamamento Público de Manifestação de Interesse prevê a realização de estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica referente à implantação, operação, manutenção e gerenciamento do Sistema Zona Azul.

Não há detalhamento da proposta. A ideia inicial do GDF era abrir novas vagas na área central do Plano Piloto, utilizando espaços existentes nas estruturas dos viadutos da Rodoviária.

O chamamento público não é a primeira tentativa de se resolver o problema da falta de estacionamento no Distrito Federal. Em 2003, saiu do papel o Vaga Fácil, que estabeleceu a cobrança pelas vagas no Setor Comercial Sul e outras regiões no centro da cidade. Porém, a medida foi tão criticada que o governo desistiu de mantê-la.

 

Proposta da ACDF
O sistema Zona Azul foi recentemente discutido em um evento na Associação Comercial do DF, onde a entidade apresentou uma proposta. De acordo com o documento, ele funcionaria das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 13h nos sábados. O cartão azul, que serviria como uma espécie de comprovante de pagamento do usuário, autorizaria a permanência de uma hora em cada vaga.

O tempo máximo de permanência máximo em uma única vaga, porém, seria de duas horas. O motorista teria a opção de trocar de vaga a cada duas horas, mas não poderia ocupar a mesma vaga o dia inteiro.

Nos casos em que o usuário necessitasse de mais tempo na vaga, deveria parar o veículo nos bolsões do estacionamento do Parque da Cidade, onde seria aceita a permanência máxima de 12 horas, com uso de dois cartões de seis horas.

O estacionamento do Parque deveria absorver a demanda gerada pelos automóveis dos trabalhadores locais. Atrelado ao serviço de estacionamento, seria implementado, posterioremente, o transporte dos usuários até o local de trabalho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações