metropoles.com

Escolhas no trânsito são foco da campanha Maio Amarelo no DF

Órgãos farão campanhas para alertar condutores sobre perigos de ações como beber e dirigir, usar celular e andar acima da velocidade

atualizado

Compartilhar notícia

João Gabriel Amador/ Metrópoles
maio amarelo
1 de 1 maio amarelo - Foto: João Gabriel Amador/ Metrópoles

Órgãos de trânsito, mobilidade e saúde do Distrito Federal apresentaram nesta quinta-feira (27/4) a campanha anual Maio Amarelo, que promove ações de conscientização sobre os perigos no trânsito. Neste ano, o foco são as decisões tomadas diariamente por motoristas e demais usuários das rodovias.

Segundo o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Henrique Luduvice, a maior parte dos acidentes é causada pela imprudência dos motoristas. “Beber e dirigir, distrações causadas por celulares e alta velocidade são os principais motivadores de incidentes e mortes. Todas essas ações podem ser evitadas por quem está ao volante”, afirmou.

Para conscientizar os motoristas, serão realizadas ações como iluminação de monumentos na cor amarela, blitze educativas diárias, passeios ciclístico e motociclístico, distribuição de rosas no Dia das Mães (14 de maio) e campanhas de doação de sangue no Hemocentro de Brasília.

Ciclistas
Os usuários de bicicleta também são destaque neste ano: ganharam campanha específica, com o nome Não passe, ultrapasse. “Por lei, os motoristas devem passar a 1,5 metro dos ciclistas. É preciso então que, em vias sem ciclovias, os condutores mudem de faixa e mantenham a distância para preservar a vida e reduzir os riscos de acidente”, explicou o gerente de Ações Educativas do Departamento de Trânsito (Detran-DF), Tiago Moreira.

O Detran promoverá 10 passeios ciclísticos; distribuirá, em auto-escolas do DF, faixas que destacam a distância obrigatória que os motoristas devem manter dos ciclistas (1,5m), fará palestras nas garagens de empresas de transporte público e distribuirá cartilhas para alertar sobre o respeito aos condutores de bicicletas.

Além dessas ações, o diretor do DER afirmou que serão iniciadas obras de ciclovias de ligação na EPTG, no Lago Oeste e na rodovia DF-290 (Gama).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações