*
 

A chuva, e consequentemente a pista escorregadia, trouxe transtornos aos brasilienses que estão nas ruas nesta terça-feira (4/10). Diversos acidentes foram registrados em diferentes vias do Distrito Federal, de pequenas colisões a situações mais graves. Na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia Sul), próximo à floricultura, um engavetamento entre sete carros foi registrado às 5h45, após um motociclista perder o controle da direção e cair na via.

A motorista de um dos veículos envolvido no acidente foi levada pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital de Base do DF (HBDF), com dores na lombar, consciente e orientada. O trânsito no local ficou totalmente engarrafado e aos cuidados da Polícia Militar.

Na via de acesso ao Balão do Aeroporto, para quem vem do Park Way, duas colisões prejudicaram o trânsito. Em uma delas, uma moto perdeu o controle e bateu em vários carros. Ninguém ficou ferido. Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), próximo à residência oficial do governador, um carro e um ônibus colidiram e deixaram o trânsito na via complicado. Ninguém se feriu.

Por volta das 2h50, um homem ficou ferido e precisou ser levado ao Hospital Regional do Gama (HRG) após um acidente entre dois carros na DF-290, em frente a Prainha, entre o Gama e Santa Maria. Uma Nissan Frontier colidiu com um Fiat Fiorino e o motorista foi levado ao hospital com suspeita de fratura nas duas pernas e escoriações. Um passageiro que também estava na Fiorino foi transportado pelo Serviço de Atendimento de Urgência (Samu).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, quando o socorro chegou, o motorista da Frontier não estava no local. A via ficou interditada durante o atendimento da ocorrência.

Às 10h15, um motociclista foi levado ao HBDF depois de ser atingido por um carro na comercial da 404 Norte. Ele sofreu luxação no tornozelo e escoriações na perna, mas segundo o CBMDF, passa bem.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (4/10) o céu permanece encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Os termômetros registraram temperatura mínima de 18°C durante a madrugada e devem chegar aos 28°C na parte da tarde. A umidade relativa do ar fica entre 95% e 40%, um aumento significativo em comparação às ultimas semanas.

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

Dicas
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), preocupado com a chegada das chuvas, orienta os condutores a redobrarem a atenção, pois o extenso período de estiagem deixou grande acúmulo de sujeira e óleo no asfalto e isso, associado à água, deixa as vias escorregadias.

Além do asfalto molhado, a baixa visibilidade e as poças d’água aumentam o risco de acidentes de trânsito. Por isso, o motorista deve reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente e usar o ar-condicionado, ou abrir um pouco os vidros, para melhorar a visibilidade.

Ao atravessar poças, é importante manter a aceleração contínua em primeira marcha. E, no caso de locais muito alagados, esperar o nível da água baixar. Também é importante usar o farol baixo, que torna o veículo mais visível, e a seta para indicar mudança de direção.

 

 

COMENTE

acidenteEPIAeptgchuvaDF-290
comunicar erro à redação