metropoles.com

Terreiro incendiado no Paranoá será reinaugurado na quarta-feira

Após o incêndio no local, em novembro do ano passado, o governador Rodrigo Rollemberg criou uma delegacia para investigar crimes de racismo e intolerância religiosa no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Caroline Bchara/Metrópoles
terreiro
1 de 1 terreiro - Foto: Caroline Bchara/Metrópoles

O Terreiro Ylê Axé Oyá Bagan, também conhecido como Terreiro de Mãe Baiana, incendiado em 27 de novembro de 2015, será reinaugurado na próxima quarta-feira (5/10), às 18h, no Núcleo Rural Córrego do Tamanduá, no Setor de Chácaras do Lago Norte, no Paranoá

O caso ganhou repercussão nacional. A princípio, havia a suspeita de que as chamas haviam sido provocadas por motivos de intolerância religiosa. Na época, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) chegou a criar a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin).

Três meses depois o incidente, porém, laudo pericial feito pelo Corpo de Bombeiros comprovou que o fogo teve início após um curto-circuito em uma das caixas de força na casa de Mãe Baiana. “De fato, a conclusão não aponta para uma ação criminosa de alguém. Nós já tínhamos essa suspeita, inclusive. O nosso laudo ainda não ficou pronto, mas não deverá ter um resultado diferente do documento do Corpo de Bombeiros”, esclareceu a corporação na ocasião.

Mãe Baiana discordou do resultado do laudo: “Não tem como ocorrer um curto-circuito em um local em que o sistema está todo desativado. Não tinha nada ligado lá. Eu sou a dona da casa e estava no momento em que ela pegou fogo”.

Após o incêndio, que destruiu completamente o barracão e todos os pertences sagrados do Terreiro de Mãe Baiana, os filhos e filhas de Santo da Casa, juntamente com a sua Yalorixá, reergueram as edificações essenciais para a continuidade dos trabalhos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?