metropoles.com

Sindicato anuncia que delegacias fecharão às 19h nesta quarta (14/9)

De acordo com o Sindepo, apenas as delegacias que têm centrais de flagrante serão mantidas abertas à noite. Delegados e policiais civis estão em mobilização por reajustes salariais

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Assembleia PCDF
1 de 1 Assembleia PCDF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Horas após protocolar, no Palácio do Buriti, documento no qual exige a publicação das exonerações dos cargos comissionados, o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepo) subiu o tom e assegurou que, a partir desta quarta-feira (14/9), as unidades que não tiverem delegados de plantão funcionarão apenas das 12h às 19h. “O serviço 24 horas será mantido apenas naquelas que têm central de flagrante”, afirmou o presidente do sindicado, Rafael Sampaio.

Dessa forma, se a medida for colocada em prática, entre as pouco mais de 30 delegacias espalhadas nas regiões administrativas, apenas nove devem permanecer abertas à noite: a 1ª DP (Asa Sul), a 5ª DP (Área Central), a 6ª DP (Paranoá), a 13ª DP, (Sobradinho), a 20ª DP (Gama), a 21ª DP (Taguatinga Sul), a 23ªDP (P Sul), a 29ª DP (Riacho Fundo) e a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA I). Todas as citadas contam com delegado e escrivão de plantão.

Vamos fazer isso não apenas por conta da Operação Legalidade, mas porque estamos funcionando totalmente sem condições. Nós sempre trabalhamos de forma irregular e com falta de efetivo. Viemos até aqui dessa forma na tentativa de fazer o melhor para a população. Mas sem delegado não dá para uma delegacia ficar aberta. Faltam servidores e condições

Rafael Sampaio, presidente do Sindepo

Segundo o presidente sindicalista, na tarde de terça-feira (13), todos os chefes regionais e delegados-chefes se reuniram e tomaram a decisão de fechar as delegacias. A corporação já estava ameaçando concretizar o ato havia uma semana.

Entenda o caso
Os policiais estão mobilizados desde 4 de julho, quando foi deflagrada a Operação Legalidade. Nas delegacias, os servidores foram instruídos pelo movimento a não fazer relatórios ou assinar boletins de ocorrência de outras forças de segurança.

Em função da Operação Legalidade, até mesmo os desdobramentos da Operação Mr. Hyde, que investiga a Máfia das Próteses no Distrito Federal, estão sendo prejudicados, segundo informações da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco). Os servidores da PCDF cobram os mesmos 37% de aumento oferecidos pela União à Polícia Federal.

O outro lado
Procurado pelo Metrópoles, GDF informou que já fez três propostas à categoria: “A última delas, feita em 5 de setembro, tem o mesmo percentual de 37% de reajuste pleiteado pela Polícia Federal – que ainda depende de aprovação no Congresso Nacional. A diferença está nos prazos e índices. A primeira parcela do reajuste, de 7%, seria paga em outubro de 2017, seguindo com um acréscimo de mais 8,5% em outubro de 2018, outros 7,5% em outubro de 2019, em outubro de 2020 mais 5% e ainda 4,5% em outubro de 2021”.

Em nota, a Casa Civil explica que “a proposta apresentada mostra a intenção do governo em atender a categoria e o profundo reconhecimento ao excelente trabalho realizado pelos profissionais da Polícia Civil. O governo reafirma que está no limite de suas possibilidades financeiras, orçamentárias e de responsabilidade fiscal”.
Quanto aos pedidos de exoneração, a Casa Civil esclarece “que o processo para publicação estava em andamento. No entanto, devido à judicialização do ato por parte dos sindicatos da categoria, o governo de Brasília aguarda a decisão da Justiça sobre o caso, visto que se trata de uma demissão em massa que poderá inviabilizar o funcionamento da atividade policial no DF, prejudicando assim a prestação de serviços aos cidadãos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?