metropoles.com

Servidores da Agefis reclamam de assédio moral

Segundo o sindicato da categoria, diretores têm ameaçado transferir servidores para outras áreas de trabalho caso metas não sejam cumpridas

atualizado

Compartilhar notícia

1 de 1 - Foto: null

O clima na Agência de Fiscalização do DF (Agefis-DF) não anda dos melhores, e não é por causa da suspensão das ações de desocupação das margens do Lago Paranoá ou pelas derrubadas em condomínios irregulares. Funcionários do órgão acusam superiores de assédio moral no ambiente de trabalho.

Segundo o Sindicato dos Servidores da Carreira de Fiscalização de Atividades Urbanas do Distrito Federal (Sindafis-DF), diretores têm ameaçado transferir subordinados para outras lotações caso determinadas metas não sejam cumpridas.

“A questão é delicada. Já ouvimos diversas pessoas reclamarem, mas ainda não fizemos nenhuma queixa formal porque é difícil produzir provas”, afirma o diretor de Comunicações do Sindafis, Antônio Dimas. De acordo com os sindicalistas, a transferência em si não é o problema, mas sim a forma como ela seria feita. “Eles ameaçam mover os servidores a bel prazer, sem a existência do processo previsto nas normas internas da Agefis”, afirma Dimas.

Ainda segundo o sindicato, o assédio teve início após a reestruturação da Agefis realizada em dezembro do ano passado com o objetivo de reduzir custos. Dimas afirma também que já foram feitas tentativas de resolução com a diretoria do órgão, mas que nenhuma medida efetiva foi tomada até agora.

Controladoria-geral do DF
As acusações foram tema de uma reunião entre o Sindafis e o controlador-geral do DF, Henrique Moraes Ziller, na manhã de quarta-feira passada (1º/6). Os servidores levaram as reivindicações ao encontro e saíram com a promessa da instalação de uma comissão de conciliação entre o órgão e o sindicato.

A agência, por sua vez, nega ter conhecimento de qualquer denúncia de assédio moral por parte de chefes e diretores contra subordinados. O órgão afirmou ainda que as acusações causam estranheza, “porque a Agefis dispõe de corregedoria própria competente para apurar qualquer irregularidade praticada no âmbito da autarquia e nenhuma representação nesse sentido foi protocolada. É importante destacar que as transferências de ofício de servidores só ocorrem por interesse público e obedecem estritamente os preceitos legais”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?