metropoles.com

Policiais civis levam viaturas para conserto e fecham Eixo Monumental

Ato tem como objetivo pressionar governo do DF para atender reivindicações como a equiparação salarial com a Polícia Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Daniel Ferreira/ Metrópoles
viaturas polícia civil
1 de 1 viaturas polícia civil - Foto: Foto: Daniel Ferreira/ Metrópoles

Conforme adiantado pelo Metrópoles na última quinta-feira (18/8), policiais civis realizam na tarde desta segunda (22) a entrega simbólica das viaturas com defeitos. Cerca de 300 veículos saíram de diversas delegacias e se reuniram em frente ao Palácio do Buriti, bloqueando totalmente um dos sentidos do Eixo Monumental.

A ideia é encostar esses veículos, dificultando ainda mais os trabalhos da PCDF, que está com a maioria das investigações e das diligências travadas. A ação faz parte da chamada “operação legalidade”, que inclui instruções como a não realização de relatórios policiais, a não assinatura de boletins de ocorrência de outras forças de segurança, além da interrupção do recolhimento de cadáveres decorrentes de morte natural.

A principal reivindicação dos policiais civis é o aumento salarial equivalente ao recebido pela Polícia Federal. Entretanto, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) argumenta que o DF não tem caixa para bancar o reajuste.

Além da “operação legalidade”, os agentes promoveram na última semana a entrega de cargos para pressionar o governo do DF. Segundo o Sindicato dos policiais civis, mais de 85% dos postos de chefia foram deixados. Assim, muitas delegacias ficaram sem os responsáveis por determinar os encaminhamentos de investigações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?