metropoles.com

Polícia prende 9 envolvidos em explosões de caixas eletrônicos no DF

A maioria dos criminosos já tinha envolvimento em outros crimes graves, como roubo, latrocínio e homicídio. Eles atuavam ainda em Goiás e MG

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
operação polícia civil
1 de 1 operação polícia civil - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Polícia Civil prendeu na noite nesta quarta-feira (11/1) nove suspeitos de participação em explosões de caixas eletrônicos em agências bancárias no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.

Entre os envolvidos, quatro foram presos em flagrante em Santo Antônio do Descoberto (GO), Entorno do DF, com explosivos, artefatos do tipo Metalon de alta potencialidade e os chamados “Miguelitos”, uma espécie de cruz com pregos usada para furar pneus e impedir a perseguição por parte de policiais. Eles também estavam com uma metralhadora.

As prisões fazem parte da 6ª etapa da Operação Specchio e da 1ª etapa da Operação Ostentatio. Elas foram deflagradas porque os criminosos têm conexões com investigações diversas, informou a Polícia Civil.

Além dos quatro suspeitos presos em Santo Antônio do Descoberto, agentes monitoravam outros cinco envolvidos em explosões de caixas eletrônicos, também presos na quarta.

De acordo com o delgado-chefe adjunto da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), João Guilherme Carvalho, que comandou a equipe nas prisões, há evidências de que esses criminosos atuavam em 80% das explosões de caixas eletrônicos no DF registradas nos últimos meses.

A maioria dos criminosos já tinha envolvimento em outros crimes graves, como roubo, latrocínio e homicídio. Um deles, foragido de um presídio do município de Santa Cruz de Goiás, a 260 quilômetros de Brasília, tinha condenações que somavam penas de 44 anos de prisão.

Presos
Foram presos: Samuel Alencar Sampaio, 35; Romário da Silva dos Santos, 21; Daniel da Silva Alves, 36; Diego Ferreira Soares, 25; Marcelo Lima dos Santos, 40; Vilmar Evangelista Salviano, 46; Alex Garcia Marques Júnior, 25; Vinício Bryan Magalhães, 26; e Flávio Caetano Barbosa de Araújo, 61 anos.

Eles foram autuados por porte de substância entorpecente para consumo pessoal; porte de arma; fabrico, fornecimento, aquisição, posse ou transporte de explosivos ou gás tóxico, ou asfixiante; posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito; receptação de veículo; e associação criminosa.

Durante as operações, foram apreendidos celulares; um revólver, calibre 38; uma metralhadora artesanal, calibre 9mm, com diversas munições; R$ 1.295, em espécie; porções de maconha; cinco carros e uma caminhonete.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?