metropoles.com

PM abre pregão para contratos de manutenção das viaturas. E descarta compra de novas Pajeros nas próximas licitações

Acidentes envolvendo modelo levaram corporação a criar comissão para estudar qual o melhor tipo de veículo para substituir as unidades

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Internet
PM, pajero, polícia militar do DF
1 de 1 PM, pajero, polícia militar do DF - Foto: Reprodução/Internet

Na semana que começou com mais um acidente envolvendo uma viatura Pajero da Polícia Militar, a corporação decidiu que não vai mais comprar o modelo para a sua frota. Porém, as 378 unidades que já integram o patrimônio da PM, adquiridas em 2012, serão mantidas em atividades operacionais e administrativas, já que o prazo mínimo de uso desses veículos só vence em 2017. A decisão foi tomada para garantir a segurança dos policiais. Além disso, foram abertos três novos pregões eletrônicos de contratos de manutenção dos veículos que fazem o serviço operacional.

O comando da PM cancelou o pregão antigo, contestado pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF), e abriu novas convocações para toda a frota de 2,2 mil veículos, de acordo com o chefe da Comunicação Social da PM, tenente-coronel Antônio Carlos Santana. Os pregões eletrônicos foram iniciados no mês passado. No último dia 22, foi publicado o chamamento para contrato de manutenção das Pajeros, que estão sem manutenção desde setembro.

Na última sexta-feira (26/2), a PM publicou o pregão para os carros dos modelos Fiat Linea e Chevrolet S-10. “Nossa expectativa é de que, em 60 dias, esses contratos estejam em vigência”, afirmou o militar ao Metrópoles. O valor total, entretanto, não foi informado.

As viaturas que têm mais de 8 anos ou estão sucateadas vão para leilão. De acordo com o militar, das unidades operacionais quase 100% terão  manutenção. São 380 pajeros e 94 S10.

Pajeros
Os contratos terão duração de um ano, mas é provável que pelo menos um deles não seja renovado: o das Pajeros. Devido ao alto índice de registros de capotagens, o comando da tropa decidiu trocar os veículos existentes na frota. Um novo edital está em elaboração. Por enquanto, não tem data para ser lançado. “Foi montada uma comissão e estamos verificando qual o modelo será apropriado para o tipo de serviço”, completa o tenente-coronel Antônio Carlos.

Segundo a PMDF, desde 2012, 20 viaturas capotaram durante perseguições. Um dos casos mais recentes foi a morte do cabo Renato Fernandes na BR-070, sentido Águas Lindas (GO), em 5 de fevereiro.

A PM também lançou edital para a cobertura de serviços de manutenção dos ônibus responsáveis pelo transporte das tropas para operações de grande porte. “Foi aberta, mas deu licitação deserta. Nenhuma empresa se interessou”, lamentou o oficial, informando que um novo pregão será lançado em breve.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?