metropoles.com

Ladrões levam instrumentos musicais de ONG e deixam crianças sem aula

Os suspeitos entraram no local na madrugada de domingo (25/6) e levaram desde alimentos até as câmeras de segurança que estavam guardadas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
itapoã
1 de 1 itapoã - Foto: Reprodução

Cerca de R$ 30 mil em instrumentos musicais e R$ 20 mil em computadores. Essa é apenas uma estimativa inicial do prejuízo causado por criminosos ao Projeto Coração do Itapoã, no Paranoá. Os suspeitos entraram no local na madrugada de domingo (25/6) e levaram desde alimentos até as câmeras de segurança que estavam guardadas e prestes a serem instaladas.

A lista de objetos furtados é grande: são 110 instrumentos musicais, que haviam sido doados por diplomatas no fim do ano passado; 100kg de alimentos; 12 computadores; uma mesa de som; câmeras de segurança; botijão de gás; eletrodomésticos; um projetor; câmeras fotográficas e de filmagem.

“Faríamos uma festa junina para as crianças nesta semana, mas, agora, não sabemos nem quando vamos voltar a abrir as portas”, disse a coordenadora geral da instituição Danusa Assis Veloso. A ONG funciona em uma chácara. O local conta com um caseiro e um cachorro que costuma latir ao identificar movimentação no terreno. O funcionário, no entanto, não ouviu os criminosos e o cão está doente.

Danusa lembra que a instituição já foi alvo de furto, mas nunca nessa proporção. “Na última vez, levaram alguns alimentos, fizeram uma feira. Desconfiamos que o suspeito seja alguém conhecido ou próximo”, ressaltou.

0

“Isso que aconteceu é um reflexo da sociedade. Não me surpreendo. É normal. Se não olharmos para as crianças agora é isso que vai dar, ou vai virar um grande bandido ou um grande profissional. Está na mão de cada um fazer alguma coisa para mudar a realidade. É isso que estamos tentando fazer aqui”, completou.

A chácara segue interditada aguardando a realização da perícia. O Metrópoles questionou a Polícia Civil sobre a demora. A corporação informou que “há uma lista de prioridades para o trabalho de perícia relacionada a crimes patrimoniais, visto que as equipes estão trabalhando com a carga máxima diariamente”.

A polícia também ressaltou que a seção responsável pelos exames periciais em locais de crime contra o patrimônio conta com 16 peritos criminais atuando com quatro equipes nos dias de semana e três equipes aos finais de semana e feriados, responsáveis por atender à demanda de solicitações de todas as delegacias do DF. “O Instituto de Criminalística já foi acionado e realizará a perícia tão logo seja possível”, informou a nota.

Atividades
Inaugurada há três anos, a ONG oferece aulas de música, inglês e leitura para as crianças carentes. Atualmente, a entidade depende apenas de doações para se manter, uma vez que não tem auxílio do governo.

 

Para ajudar
Quem puder ajudar pode entrar em contato com a ONG por meio dos números: (61) 98107-0203 ou (61) 98265-6549.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?