metropoles.com

Greve de agentes penitenciários do DF suspende visitas aos presos

A Secretaria de Segurança informa que não abrirá os presídios aos familiares dos detentos nesta quarta (19/10) e na quinta-feira (20)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Google Street View
colmeia presídio feminino
1 de 1 colmeia presídio feminino - Foto: Reprodução/Google Street View

A Secretaria de Segurança confirmou que, em função da greve dos agentes penitenciários, estão suspensas as visitas aos presos do Complexo da Papuda e do Presídio Feminino do Distrito Federal, que ocorrem normalmente às quartas e quintas-feiras.

O movimento da categoria começou no dia 10 de outubro e, segundo a secretaria, foi considerado ilegal pela Justiça. Em caso de desrespeito, a multa diária pode chegar a R$ 100 mil. O presidente do Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do Distrito Federal (Sindpen), Leandro Allan, disse que a entidade vai recorrer ao Judiciário. “Como ainda não está transitado em julgado, o movimento continua”, garantiu.

Em assembleia na manhã desta segunda-feira (17/10), os agentes penitenciários decidiram manter a paralisação. Em função disso, ao menos até a outra terça-feira (25), quando deve ocorrer nova deliberação, estão suspensas, além das visitas e transferências de presos, atividades como o atendimento a advogados e a oficiais de Justiça e a escolta judicial nas unidades prisionais.  “Até agora, o governo não tentou negociar qualquer pauta das nossas reivindicações. É um total descaso com os servidores”, afirmou Leandro Allan.

Entre as reivindicações, estão o pagamento da última parcela do aumento salarial aprovado em 2013, mas que o governador Rodrigo Rollemberg já informou que não vai pagar este ano. Há também, entre os pedidos, a inclusão aos salários do adicional de insalubridade em grau máximo. O acréscimo equivale a 20% do vencimento base dos servidores, que, na maioria das vezes, lidam diretamente com os detentos em ambientes insalubres. A categoria já recebe 10% dessa gratificação.

Até a última atualização desta reportagem, a Secretaria de Segurança não informou quais estratégias serão tomadas, caso a greve se estenda. Informou apenas que as visitas aos presos estão suspensas e que o movimento foi considerado ilegal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?