metropoles.com

Em nota, Sinpol-DF dispara críticas contra o diretor da Polícia Civil

Desta vez, o motivo é a determinação da reabertura das delegacias no horário normal. Sindicato diz que Eric Seba desconsidera o pleito dos policiais

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Assembleia PCDF
1 de 1 Assembleia PCDF - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A determinação da direção-geral da Polícia Civil para que as delegacias que têm fechado as portas após as 19h voltem a abrir irritou o sindicato da categoria, que subiu o tom das críticas ao diretor-geral do órgão, Eric Seba.

Por meio de nota publicada nesta quarta-feira (12/10), o Sinpol disse que “em nenhum momento, o diretor, Eric Seba, veio a público externar a precária situação de recursos humanos nem posicionou-se sobre a sobrecarga de trabalho, a jornada excessiva e a falta de efetivo, que têm resultado no adoecimento físico e mental dos policiais”.

A Ordem de Serviço n° 32/2016 da Polícia Civil foi emitida em cumprimento a uma determinação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que cobra a reabertura das unidades fechadas após as 19h em decorrência da Operação Legalidade.

Na visão do sindicato, não há efetivo suficiente para cumprir a medida. “Nós não temos pessoal para atender a ordem. Agentes responsáveis por investigações serão remanejados para atender o público, deixando de lado a prisão de criminosos”, diz o presidente do Sinpol, Rodrigo Franco.

Segundo a entidade, a Polícia Civil conta com uma defasagem de 4 mil profissionais. Entre as exigência da categoria, está a convocação de aprovados em concursos e o pagamento de reajuste equiparado ao da Polícia Federal.

Procurado pela reportagem, Eric Seba não havia retornado os contatos para comentar o assunto até a última atualização desta matéria.

Operação Legalidade
Desde 4 de julho, a Polícia Civil realiza a Operação Legalidade, que fez com que 100 delegados entregassem os cargos e 21 delegacias restringissem o horário de atendimento à população. O intuito com essas atitudes é pressionar o GDF para que dê o aumento pedido pela categoria – 37%, garantindo assim a isonomia com a Polícia Federal. Na última assembleia, a PCDF anunciou uma paralisação de 24h, o que ainda não ocorreu, e suspendeu a emissão de relatórios de inteligência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?