metropoles.com

Recém-nascida precisa de leito de UTI para realizar cirurgia no DF

Mesmo com determinação judicial, a pequena Alice, que tem hidrocefalia, aguarda há mais de um mês por leito neonatal no HBDF

atualizado

Compartilhar notícia

Renato Araújo/Agência Brasília
1 de 1 - Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Alice Lopes da Rocha tem apenas 1 mês e 4 dias de nascida e já trava sua primeira batalha. Neste caso, pela vida. A recém-nascida, que tem hidrocefalia, está internada no Hospital Regional de Sobradinho e necessita urgentemente de um leito de UTI Neonatal para fazer uma cirurgia que irá drenar uma quantidade de água alojada em seu cérebro.

A menina está internada no Hospital de Sobradinho desde 10 de novembro. Portanto, aguarda pela cirurgia desde que nasceu. O vigilante Francisco Edílson Cabral Lopes, 53 anos, é pai da pequena Alice e está desesperado.

Ele diz já ter entrado na Justiça por quatro vezes, e em todas elas obteve determinação para conseguir um leito no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), a maior unidade de saúde da capital do país. Porém, foi ao local e teve o pedido negado, sob alegação de que não existem vagas disponíveis.

“Me sinto impotente. Pago meus impostos em dia e agora que preciso não consigo uma UTI para minha filha. Ela necessita fazer a cirurgia com urgência. Quanto mais o tempo passa, mais a situação se agrava”, desabafou o vigilante.

O outro lado
Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal respondeu que “a criança está inserida na regulação de leitos, que tem feito buscas ativas para que ela seja transferida o mais breve possível. Até o momento, não há vaga disponível.”

A pasta disse ainda que “a criança recebe toda a assistência necessária para que seu quadro clínico se mantenha estável até que a transferência para leito de terapia intensiva seja possível.”

O caso de Alice não é o único da rede pública de saúde. Somente este ano, pelo menos 706 pessoas recorreram à Defensoria Pública do Distrito Federal para tentar o acesso a uma UTI. Entre elas, 560 casos se transformaram em ações judiciais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?