metropoles.com

Bebê jogado no chão por enfermeira no Gama é transferido para o Hmib

Segundo os familiares, o recém-nascido passa bem e vai ficar na clínica pediátrica na unidade especializada em atender crianças

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
bebê
1 de 1 bebê - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O pequeno Vitor Hugo, recém-nascido jogado no chão enrolado à roupa suja por uma enfermeira do Hospital Regional do Gama (HRG), foi transferido na manhã desta quinta-feira (23/3) para o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Para alívio da família, o bebê saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ficará na clínica pediátrica, onde ficará por quatro dias em observação. Serão monitorados o sangramento e a pressão na cabeça.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a criança sofreu traumatismo craniano, passou por exames, como tomografia, mas está estável. Segundo informações dos familiares, o machucado na cabeça desinchou e a mãe da criança, que está em casa, vai encontrar o filho pela primeira vez depois do incidente à tarde.

O caso está sendo investigado pela 14ª Delegacia de Polícia (Gama) como lesão corporal culposa.

 

A família conta que, na segunda-feira (20/3), a enfermeira entrou na sala pós-parto para recolher os lençóis e não viu que o bebê estava no meio dos panos e acabou jogando o recém-nascido no chão, junto com a roupa de cama. O fato ocorreu no momento em que a mãe precisou ir ao banheiro e deixou a criança sozinha, segundo contou o avô do bebê, que registrou a ocorrência na delegacia.

O diretor do HRG, José Roberto de Deus Macedo, confirma que a criança caiu no chão. Mas dá outra versão para o ocorrido. Disse que a enfermeira foi socorrer uma outra mãe e puxou o lençol para cobrir uma cadeira suja de sangue, para que a mulher pudesse se sentar. A Corregedoria da Saúde investiga o caso para indicar de quem é a responsabilidade.

Embora a criança tenha batido a cabeça e ficado com um hematoma, foi liberada para permanecer com a mãe. Mas, em função do agravamento do estado de saúde, o recém-nascido precisou ser transferido para o Hospital de Base do DF (HBDF) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), onde ficou aguardando vaga na UTI.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações