*
 

Milhares de fiéis lotaram a Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira (12/10) para homenagear Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e da capital federal. Por volta das 17h, dom Sérgio da Rocha, escolhido cardeal pelo papa Francisco no último domingo (9), celebrou a Santa Missa Solene. Dom Sérgio começou sua fala agradecendo a honra de ter sido indicado pelo pontífice. “É o modo de o papa demonstrar o carinho ao nosso povo e ao nosso país.”

 

O futuro cardeal — que será nomeado em cerimônia no Vaticano em novembro — disse ainda que transmitirá as mensagens de amor recebidas por ele ao pontífice.

Além de dom Sérgio, que é arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), celebraram a missa dom Marcony Vinícius Ferreira, bispo auxiliar da arquidiocese; dom José Aparecido de Almeida, bispo auxiliar de Brasília; e dom Fernando Monteiro, arcebispo da Arquidiocese Militar. Um total de 140 padres participaram do evento.

Segundo os organizadores, durante a missa, mais de 60 mil pessoas passaram pelo local. Na parte da manhã, cerca de 10 mil pessoas estiveram na Esplanada.

Procissão
Após a missa, os fiéis seguiram na Procissão das Velas, que começou por volta das 18h40. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 25 mil pessoas participaram do cortejo. Durante o percurso pela Esplanada, serão feitas três paradas para as bênçãos: um para pedir por saúde; uma pelos governantes e pela pátria; e outra dedicada às famílias.

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) acompanhou a celebração ao lado da mulher, Márcia, e da mãe, Teresa. Os deputados federais Izalci Lucas (PSDB), Rôney Nemer (PP) e o senador Hélio José (PMDB) também estavam presentes na missa.

Por volta das 20h, a procissão foi encerrada e o público começou a se dispersar.

 


 

COMENTE

EsplanadaNossa senhora aparecida
comunicar erro à redação