metropoles.com

Corpus Christi: confecção de tapetes reúne jovens fiéis na Esplanada

Desde a madrugada desta quinta-feira (26/5), palha colorida, areia e sal dão cores ao gramado entre os ministérios. Às 17h, será realizada missa e procissão

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Fiéis católicos de várias paróquias do Distrito Federal começaram a quinta-feira (26/5) com a mão na massa. Em um grande mutirão, trabalham para a tradicional confecção do tapete de palha na Esplanada dos Ministérios. O evento faz parte do calendário religioso e é uma das atrações do dia de Corpus Christi.

Ilson Lopes, 39 anos, veio de Taguatinga com a família para ajudar na atividade. Junto com integrantes da Paróquia do Surdo, ele e seus dois filhos, de 2 e 5 anos, davam forma ao desenho da hóstia sagrada. “Já é o segundo ano que a minha pequena participa. Quero passar essa tradição para eles”, apontou. José Ilton Lopes, 5, e Marina Lopes, 2, distribuíam sorrisos enquanto coloriram a palha de arroz que dará forma ao tapete.

Ao lado da família, Luana Moura, 14, também ajudava na atividade. Filha de pais surdos, ela disse estar muito feliz por participar desse momento ao lado da família. “Saí de Samambaia cedo. Reservar o feriado para homenagear Deus é gratificante”, relatou.

0

Os tapetes são feitos para receber o Jesus Eucarístico. Segundo os fiéis, bispos, seminaristas e padres farão uma procissão no local. Eles carregarão a Eucaristia pelo caminho e, depois, vão percorrer a Esplanada.

Representando o Acampamento Nossa Senhora Aparecida, Bruno Oliveira Melo, 34 anos, participa pela primeira vez da montagem do grande painel. “Esse tapete é para receber Jesus. É um dia muito importante para nós católicos”, lembrou. Ele aproveitou o momento para fazer amizades com outros fiéis que começavam a se reunir ao lado das imagens de areia, sal, e palha colorida.

Gabriel Rodrigo, 19 anos, faz parte do Segue-me e resumiu a sua experiência com uma frase do Papa Francisco: “A igreja só será jovem, quando os jovens forem para a igreja”.

Cem mil na Esplanada
A Festa de Corpus Christi é uma das maiores celebradas pela Arquidiocese de Brasília. Além da tradicional confecção do tapete feita por jovens católicos, missa e procissão, foi realizada este ano uma corrida. A previsão é que mais de 100 mil pessoas participem dos eventos agendados para esta quinta na Esplanada dos Ministérios.

Além dos tapete e da corrida, outro ponto alto da celebração é a missa, marcada para as 17h, seguida de procissão.

Corpo e sangue de Cristo
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É o momento de celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus. A festa ocorre sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

O Corpus Christi não é feriado nacional, mas ponto facultativo. A tradição de enfeitar as ruas com tapetes começou pela cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Já a procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo, segundo as crenças católicas.

Compartilhar notícia