*
 

Bonecos enforcados, simbolizando a “morte” da Saúde e da Educação, chamam a atenção dos motoristas que passam pelo Buraco do Tatu, na Rodoviária do Plano Piloto, na manhã desta sexta-feira (25/11). Eles foram colocados na entrada e saída do túnel em protesto contra a PEC 55, que congela os gastos públicos.

A manifestação assustou alguns motoristas, que param para olhar e tirar fotos, causando retenção no trânsito. “Num primeiro momento, a impressão que se tem é que são pessoas de verdade”, explicou o servidor público Jonas Castro, 43 anos. “Choca”, conclui.

O Metrópoles esteve no local por volta das 9h30. Não havia responsáveis pelo protesto próximos aos bonecos. Apenas uma faixa preta na qual estava escrito PEC 55.

Michael Melo/Metrópoles

 

Michael Melo/Metrópoles

 

A PEC encaminhada pelo Executivo ao Congresso prevê que o teto para os gastos seja válido por 20 anos, a partir de 2017, com possibilidade de revisão a partir do décimo ano de vigência. A medida é defendida pelo governo como necessária para superar a crise econômica.

A proposta prevê que os gastos públicos totais serão reajustados com base na inflação oficial do ano anterior. O texto já foi aprovado pela Câmara e aguarda votação no Senado.

A PEC do Teto é um dos motivos das ocupações de escolas e universidades, uma vez que há previsão de reduzir os investimentos do governo nas áreas de Educação e Saúde.

 

 

COMENTE

Protestoburaco do tatupec do teto
comunicar erro à redação