metropoles.com

Promotoria quer reduzir danos ambientais causados por lava jatos

Promotor salientou que é urgente a regulamentação dessa atividade, principalmente, em tempos de escassez hídrica no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
lava a jato
1 de 1 lava a jato - Foto: Reprodução/Twitter

A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) recomendou ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) a elaboração, no prazo máximo de 60 dias, de instrução normativa para a regulamentar a atividade comercial de lavagem de veículos. O objetivo é solucionar os aspectos ambientais desse serviço e dar efetividade às ações realizadas pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis). O documento foi enviado nesta quinta-feira (23/3).

De acordo com o promotor de Justiça Roberto Carlos Batista, é urgente a regulamentação dessa atividade, principalmente em tempos de escassez hídrica no Distrito Federal. “Os efluentes gerados pela lavagem dos automóveis contaminam os corpos hídricos receptores e provocam o desperdício da água em seu processo”, ressalta Batista.

Perícia realizada pelo Ministério Público constatou que resíduos da lavagem de carros, como sabão, óleo, graxa e areia, entre outros, são lançados diretamente nos estacionamentos e caem na rede pública de drenagem pluvial. Esse despejo irregular chega ao Lago Paranoá, causando sérios impactos negativos ao meio ambiente.

Apesar de o Ibram já ter publicado norma que regulamenta a utilização de sistema separador de água e óleo para postos de abastecimento e instalações de sistemas retalhistas, a atividade de lavagem de carros não foi contemplada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?