metropoles.com

Rollemberg quer fazer com que Joe Valle desista da presidência da CLDF

Governador, que apoia Agaciel Maia, disse a Joe que uma vitória com o apoio de investigados na Drácon pode desgastar a imagem do distrital

atualizado

Compartilhar notícia

Renato Araújo/Agência Brasília
joe e rollemberg
1 de 1 joe e rollemberg - Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) está empenhado em convencer o grupo de Joe Valle (PDT) a desistir da candidatura à presidência da Câmara Legislativa. Na segunda-feira (12/12) e na madrugada desta terça-feira (13), o chefe do Executivo local usou como argumento “os contras” em manter a candidatura do pedetista com o apoio de deputados investigados na Operação Drácon.

Em reunião que contou com as presenças dos deputados Professor Israel Batista (PV), Professor Reginaldo Veras (PDT) e Chico Leite (Rede), além do secretário das Cidades, Marcos Dantas, Rollemberg afirmou que o prejuízo para a imagem de Joe Valle será grande caso ele se eleja com votos do grupo liderado pela deputada Celina Leão (PPS).

Celina está entre os cinco parlamentares investigados pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) por suspeita de cobrar propina para liberar emendas. Os parlamentares ligados à ex-presidente têm negociado apoio tanto para Joe quanto para Wellington Luiz (PMDB), que também pleiteia a cadeira de presidente do Legislativo.

Na segunda-feira (12), o grupo de Joe se reuniu — individualmente e coletivamente — pelo menos três vezes com o governador, que apoia a candidatura de Agaciel Maia (PR). Um dos participantes desses encontros garantiu que nada — cargos ou espaço no governo — foi oferecido por Rollemberg. E o governador ouviu, mais uma vez, que Joe vai até o fim com a candidatura.

Veja as movimentações de outros personagens envolvidos na disputa pela presidência da CLDF

Wellington Luiz
Após a sessão extraordinária da Câmara Legislativa de segunda-feira (12), Wellington Luiz e Joe Valle tiveram nova conversa, agora a sós.

Segundo o pedetista, ambos avançaram nas negociações sobre a unificação da chapa, mas a decisão final só deve ocorrer em almoço com os respectivos apoiadores nesta terça-feira (13).

Agaciel Maia
Já o candidato a presidente da Câmara Legislativa Agaciel Maia (PR) afirmou que vai aguardar a garantia de que terá os 13 votos necessários à vitória, para anunciar sua candidatura.

Agaciel disse ainda que seu companheiro de partido Bispo Renato Andrade (PR), que está de atestado médico até o próximo dia 20, estará em plenário para votar. Tudo para somar votos suficientes para vencer Joe ou Wellington — ou ambos em um chapa conjunta.

Rodrigo Delmasso
A segunda-feira (12) também foi de desistências. Rodrigo Delmasso (PTN) confirmou que está fora da disputa pela vice-presidência da Casa.

Delmasso e Ricardo Vale (PT) tinham colocado seus nomes para a vaga, mas o primeiro, sem apoio da bancada evangélica, acabou saindo da disputa. Segundo Delmasso, ele deve apoiar o candidato da base, Agaciel Maia.

Sandra Faraj
Aliados da ex-presidente Celina Leão garantiram que a deputada Sandra Faraj (Solidariedade) pode ceder sua candidatura para apoiar Joe ou Wellington, mesmo sendo da base do governador Rodrigo Rollemberg.

Sandra, que também postula a disputa, não foi chamada pelo governador para tratar de seu apoio ou não a uma das candidaturas, o que irritou a deputada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?