metropoles.com

Reeleição na Câmara Legislativa sobe no telhado mais uma vez

A presidente da Casa não conseguiu os 16 votos para a aprovação da matéria. Executivo articulou adiamento da análise da proposta

atualizado

Compartilhar notícia

Manoela Alcântara/Metrópoles
camara
1 de 1 camara - Foto: Manoela Alcântara/Metrópoles

A presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PPS), até tentou, mas o proposta que prevê a possibilidade de reeleição da Mesa Diretora da Casa não foi para a pauta. Ela precisa de 16 votos para aprovar a matéria em segundo turno. Até terça-feira (26/4) à noite, a informação que circulava nos bastidores era de que o apoio estaria fechado. No entanto, o Executivo entrou em cena. Alguns parlamentares afirmam ter recebido ligação do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) pedindo mais discussão antes de o tema ir à plenário. Outros foram orientados pelo partido a não votar.

Na manhã desta quarta-feira (27/4), a Rede emitiu uma nota orientando os parlamentares a não votarem a Emenda à Lei Orgânica do DF nº 33/2015 até que haja um encaminhamento do debate. Em primeiro turno, o distrital Cláudio Abrantes (Rede) havia votado a favor da proposta, mas, agora, terá de debater o tema com a legenda. “Hoje, a reeleição já existe em caso de troca de legislatura. Sou a favor a recondução de um mandato independentemente da legislatura, assim seria garantida a alternância de poder”, afirmou.

Os parlamentares da Rede foram orientados a não apreciar a matéria

No entanto, ele terá de debater o tema. “O partido já sinalizou uma pré-disposição a ser contra, mas vamos debater. Eu vou seguir a orientação da Rede, quando for decidido”, afirmou. A proposta de Celina também perdeu força com o PSB: Roosevelt Vilela, Luzia de Paula e Juarezão votam contra. Hoje, Celina tem somente 12 distritais a favor.

O deputado Bispo Renato (PR) também aprovou a proposta em primeiro turno. A Executiva Nacional do partido, no entanto, pode ter outra posição. As informações são de que o PR é contra a reeleição na Casa, pelo menos por enquanto. Os três parlamentares do PT também fecharam questão. Chico Leite (Rede) e Reginaldo Veras (PDT) não votam com a presidente.

Caso Celina não consiga emplacar a emenda, o nome mais cotado para ocupar a Presidência da Casa é de Agaciel Maia (PR). Ele seria o candidato do governo. Joe Valle (PDT), distrital licenciado que ocupa cargo de secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, também é nome forte entre os 24 distritais.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?