metropoles.com

Malhação de Judas. Manifestantes queimam bonecos de Lula e Dilma

Ato de protesto pró-impeachment ocorreu neste sábado (26/3), na Praça dos Três Poderes

atualizado

Compartilhar notícia

Gabriel Ramos/Metrópoles
malhação de judas, dilma
1 de 1 malhação de judas, dilma - Foto: Gabriel Ramos/Metrópoles

Manifestantes pró-impechment da presidente Dilma Rousseff que ocupam o gramado da Esplanada dos Ministérios fizeram uma releitura da tradicional malhação de Judas neste Sábado de Aleluia (26/3). Um boneco simbolizando a petista e o pixuleco do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram surrados e queimados, por volta das 12h50, na Praça dos Três Poderes, próximo ao Supremo Tribunal Federal (STF).

As pessoas gritavam “Viva Sérgio Moro”, “Fora PT” e “Somos todos Moro”. Ao fundo, uma paródia do discurso da presidente Dilma sobre a mandioca.

Veja vídeo:

“Queremos reforçar a indignação com esse governo que abandonou o nosso país”, afirma o analista de sistemas Ricardo Honorato, 56 anos, integrante do grupos Movimento Brasil (MBR) e Movimento Avança Brasil Maçons. O carioca e professor de filosofia Allan dos Santos, 32 anos, largou o emprego para vir para Brasília. Ele disse que ficará na capital até que Dilma “caia”.

O boneco da presidente Dilma mereceu mais atenção dos manifestantes. Vestido com uma blusa vermelha e calça preta, ficou do tamanho de uma pessoa. Já o ex-presidente Lula foi simbolizado por um boneco de borracha, de tamanho pequeno.

“Esse ato está sendo feito no Rio de Janeiro e em São Paulo. O Brasil inteiro está fazendo. A gente quer que ela saia. Ela tem que compreender que o país está sangrando. Não cabe na cabeça de ninguém que 93 % da população quer um golpe contra a democracia e o Lula tem que ser investigado pelo Sérgio Moro”, destacou Beatriz Kicis, 53 anos, procuradora aposentada do DF, presidente do Instituto Resgata Brasil e coordenadora do Resistência Popular.

A malhação de Judas é realizada sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes, apóstolo de Jesus Cristo que o teria entregue aos seus algozes. A tradição consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas e atear fogo a ele, normalmente ao meio-dia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?