metropoles.com

Mais um pedido de impeachment contra Rollemberg

Um dos autores da ação é irmão de Jael Almeida de Carvalho, ex-chefe de gabinete de Celina Leão

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
rodrigo rollemberg
1 de 1 rodrigo rollemberg - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), é alvo de um novo pedido de impeachment, que será protocolado na tarde desta terça-feira (20/12). Os autores são o defensor público Kleber Vinicius Bezerra Camelo de Melo e o servidor público da Saúde Erotides Souza Almeida Júnior.

Erotides é irmão de Jael Almeida de Carvalho, que foi chefe de gabinete da deputada distrital e ex-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal Celina Leão (PPS). Celina e Rollemberg iniciaram a atual legislatura como aliados, mas romperam após uma série de desavenças. Hoje, eles estão em campos políticos opostos.

No pedido, Rollemberg é acusado de ter cometido supostas “pedaladas contábeis”, já que o Tesouro teria assumido despesas que seriam do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF). Além disso, o pedido acusa Rollemberg de crime contra os direitos humanos, dada a atual situação da saúde e a ausência de atendimentos a necessitados.

Por último, o pedido cita outras cinco denúncias de improbidade administrativa, incluindo renúncias fiscais, recuo no aumento a servidores, suspensão do passe livre e suposto calote em fornecedores. Por último, também são citadas as demolições realizadas pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) no atual mandato.

“Queremos mostrar os motivos que nos levaram a essa atitude extrema, que é o pedido de afastamento. É um conjunto da obra que soma ao menos menos oito fatos irregulares”, disse Melo, um dos autores da ação.

Desde o início do mandato, este é o quarto pedido de afastamento do governador. Em setembro, Rollemberg foi alvo de dois pedidos de impeachment por supostos crimes de responsabilidade — ambos já foram arquivados.

Em novembro, a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF), Marli Rodrigues, protocolou outro pedido de impedimento, por supostos crimes de responsabilidade.

A assessoria de imprensa do Palácio do Buriti foi procurada e não se posicionou até a última atualização desta matéria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?