metropoles.com

Inadimplente com órgãos internacionais, DF será premiado no exterior

Projeto será votado na Câmara Legislativa para que Brasília possa participar de eventos internacionais e pagar dívidas anteriores

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Buriti
1 de 1 Buriti - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Às vésperas de receber o Prêmio de Capital Ibero-Americana da Paz, em Madri, Brasília está inadimplente com organismos internacionais aos quais é filiado. A cidade deixou de pagar participações em fóruns e rodadas de negócios, onde representantes das unidades da Federação e dos municípios têm a oportunidade de interagir com especialistas e investidores de todo o mundo. Essas ocasiões costumam viabilizar a captação de recursos para o desenvolvimento de projetos.

Enquanto o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) está na Espanha para a premiação, nesta terça-feira (18/4) a Câmara Legislativa deve votar o Projeto de Lei nº 1.364/2016, que regulamenta a utilização de recursos para que Brasília possa se filiar a redes e organizações internacionais e sediar eventos organizados por essas entidades do exterior.

“O governador viajou a Madri com Brasília inadimplente. Por isso, fizemos o acordo de votar o projeto para que, em edições futuras de eventos internacionais, possamos estar em dia com os organismos internacionais”, afirmou o líder de governo na Câmara, distrital Rodrigo Delmasso (Podemos)

Segundo a assessoria do GDF, a aprovação do projeto servirá tanto para que Brasília possa se candidatar a trazer eventos de fora quanto para pagar débitos pendentes. Entretanto, o governo local não informou quanto o DF deve para esses órgãos internacionais nem de quais eventos a capital brasileira deixou de participar por estar inadimplente.

Madri
Embora a população da capital do país esteja alarmada com a quantidade de crimes diários que ocorrem em todas as regiões do Distrito Federal, o GDF diz que Brasília receberá a premiação de Capital Ibero-Americana da Paz por adotar políticas de estimulo à cultura pacifista. Outro ponto que foi levado em consideração para a honraria foi o fato de a capital federal recepcionar diversas embaixadas sem que haja relatos de casos de xenofobia — aversão a nacionalidades diferentes.

O site oficial do governo afirma ainda que a viagem do governador foi paga pela organização do evento e que os custos pessoais dele e da primeira-dama, Márcia Rollemberg, serão bancados com recursos do casal. Eles viajaram na sexta-feira passada (14) e retornam ao Brasil até o fim desta semana.

Em maio, o governador Rodrigo Rollemberg propôs à prefeita de Madri, Manuela Carmena, que a capital espanhola também ganhasse o prêmio. Assim, as duas cidades receberão a honraria. A ideia é estabelecer um acordo de cooperação entre as capitais brasileira e espanhola, com projetos de igualdades de gênero, cultura da paz e mobilidade urbana.

A entrega do prêmio será em Madri, município-sede da União das Cidades e Capitais Ibero-Americanas, durante a realização do Fórum Mundial para a Cultura da Paz e da Não Violência de 2017.

A União das Cidades e Capitais Ibero-americanas é uma organização não governamental fundada em 1982 para garantir relações pacíficas e de desenvolvimento mútuo entre os países ibero-americanos. Desde 1989, é membro consultivo do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas. Vinte e nove cidades, de 24 países, compõem os quadros – Brasília representa o Brasil junto a Rio de Janeiro e São Paulo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?