metropoles.com

Governador sanciona lei que permite abertura do comércio aos domingos

O empresário não fica obrigado a manter a loja aberta e poderá escolher o horário de funcionamento do estabelecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
comercio
1 de 1 comercio - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A partir de segunda-feira (26/9), todo o comércio do Distrito Federal estará autorizado a abrir as portas aos domingos e feriados. O governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), sancionou nesta sexta-feira (23/9) uma lei de autoria do Legislativo que propõe o funcionamento neste dia. O empresário não fica obrigado a manter a loja aberta e ficará a cargo dele a escolha do horário de funcionamento.

Segundo Rollemberg, a iniciativa é uma tentativa de melhorar o ambiente econômico do DF e gerar novos empregos. “O domingo é o segundo dia de maior venda no comércio, ficando atrás somente do sábado. E muitos trabalhadores reivindicaram porque recebem em dobro no domingo”, justificou o governador.

Atualmente, alguns estabelecimentos, como lojas de shopping, já são autorizados a funcionar aos domingos em horário reduzido. Com a nova lei, qualquer comércio poderá abrir durante esses dias. Antes de anunciar a sanção da lei à imprensa, o socialista se reuniu com empresários para comunicar a nova legislação. O grupo aprova a iniciativa.

Mas a proposta não havia agradado a todos. Assim que o Projeto de Lei 988/2016 foi aprovado na Câmara Legislativa, o presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio e no Setor de Serviços do DF (Fetracom), Washington Neves, afirmou que a proposição tirava “o direito do trabalhador de não trabalhar aos domingos, direito previsto em convenção coletiva”. Nenhum representante dos trabalhadores participou da reunião nesta sexta com o governo.

O texto, sancionado sem modificações, transfere para patrões e empregados a responsabilidade de negociar gratificações referentes ao expediente nesses dias.

Rollemberg reconheceu que o transporte público aos domingos é menor do que a demanda e afirmou que pode acionar o Transporte Urbano do DF (DFTrans) para reforçar a quantidade de ônibus aos domingos.

Reaproximação
A proposta é de autoria da deputada Celina Leão (PPS). Celina foi convidada a participar do encontro entre o governador e os empresários, mas não conseguiu chegar a tempo. Quando entrou no Buriti, os representantes do comércio estavam saindo, mas tiveram tempo de agradecê-la pelo projeto.

Depois de conversar com o grupo, a distrital deixou o Buriti sem falar com Rollemberg. Os dois estão com a relação desgastada há mais de um ano. Começou com o rompimento de Celina com o governo e se agravou com a Operação Drácon, que afastou a Mesa Diretora da Casa após denúncias feitas por Liliane Roriz (PTB) sobre supostas negociações de propina com emendas da Saúde.

Celina evitou falar sobre uma reaproximação com Rollemberg, mas elogiou a aprovação do texto sem alterações. “Política é feita de gestos. O governador mostra que tem maturidade para enxergar além de disputas políticas”, resumiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?