metropoles.com

Deputados distritais derrubam 12 vetos de Rollemberg

Um dos projetos prevê a emissão gratuita da segunda via de documentos furtados ou roubados. Obstrução de propostas do Executivo continua

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
cldf câmara legislativa
1 de 1 cldf câmara legislativa - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Em mais uma queda de braço entre o Governo do DF e a Câmara Legislativa, os deputados distritais derrubaram, nesta terça-feira (28/3), 12 vetos do Executivo a projetos de lei propostos pela Casa. Uma das normas que passam a valer é a prevista no PL 247/2011, de autoria dos deputados Chico Vigilante (PT) e Bispo Renato Andrade (PR). O projeto determina a emissão gratuita da segunda via de documentos como a identidade e a carteira de habilitação, em caso de roubo ou furto.

Com a derrubada dos vetos, também vão se tornar obrigatórias a realização do teste da linguinha nos hospitais (PL 1.288/2012, do deputado Robério Negreiros – PSDB) e de perícia anual em pontes e viadutos do DF (PL 271/2015, do deputado Cristiano Araújo – PSD), por exemplo.

Os distritais também indicaram que vão manter a obstrução a votações de projetos propostos pelo Executivo. Nesta terça, eles abriram uma exceção e apreciaram o PL 1.453/2017, de autoria do GDF, que abre crédito especial ao orçamento no valor de R$ 6,5 milhões.

O objetivo do governo com a proposta é permitir o pagamento de despesas de pessoal da Secretaria das Cidades, que não constou no projeto de lei orçamentária anual. No entanto, segundo o vice-presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (PMDB), o projeto só passou por apreciação para que fossem aprovadas as 63 emendas apresentadas ao texto por distritais.

A obstrução aos projetos do Executivo está em vigor desde a semana passada. Os deputados afirmam que não votarão propostas do GDF até que o governo chegue a um acordo para o pagamento de aumento salarial a policiais civis, além da terceira parcela de reajuste, aprovada ainda no governo Agnelo, à diversas categorias.

A falta de entendimento entre o Executivo e os servidores, inclusive, já deu início à greve dos professores, que completou 14 dias nesta terça. Os policiais civis também ameaçam paralisar as atividades a qualquer momento. (Com informações da CLDF)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações