metropoles.com

Defesa de Celina recorre ao STJ para que ela volte à presidência

O Conselho Especial do TJDFT negou o retorno da deputada à presidência da Câmara Legislativa do DF na semana passada

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Deputada Celina Leão
1 de 1 Deputada Celina Leão - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A defesa da deputada distrital Celina Leão (PPS) recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar a volta da parlamentar à presidência da Câmara Legislativa. O advogado de Celina, Eduardo Toledo, deu entrada no Habeas Corpus nº 376763 nesta segunda-feira (24/10). O relator do caso será o ministro Antônio Saldanha Palheiro, da Sexta Turma.

A deputada foi afastada da Mesa Diretora em 23 de agosto, após a deflagração da Operação Drácon, que investiga um suposto esquema de corrupção na negociação de emendas parlamentares para a Saúde do DF. Ela perdeu o recurso impetrado para tentar voltar ao cargo, em 18 de outubro. O Conselho Especial do TJDFT negou provimento e manteve o afastamento de Celina. Agora, a defesa recorre ao STJ para tentar reverter a decisão.

ReproduçãoA decisão, no entanto, foi diferente para o deputado Raimundo Ribeiro (PPS). Ele entrou com o pedido para retornar à Mesa Diretora e teve o pleito aceito pela Justiça. O colegiado entendeu que não justificaria a manutenção do afastamento dele, tendo em vista que não poderia mais usar o cargo para influenciar subordinados ou dificultar acesso às provas.

Com a decisão a favor de Ribeiro, Julio Cesar (PRB) e Bispo Renato Andrade (PR) também retornaram aos cargos na Mesa Diretora. Raimundo Ribeiro voltou à 1ª Secretaria da Casa, Julio Cesar (PRB) e Bispo Renato Andrade (PR), respectivamente, à 2ª e à 3ª Secretaria. Juarezão se manteve na presidência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações