metropoles.com

CLDF limita salário de servidor ao teto. Medida não atinge distritais

Decisão obedece determinação do Tribunal de Contas do DF. Segundo a Casa, parlamentares ficam fora porque recebem subsídio

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
camara legislativa cldf
1 de 1 camara legislativa cldf - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Diário Oficial da Câmara Legislativa (DCL) publicou nesta terça-feira (21/2) portaria que cessa o pagamento de vencimentos acima do teto constitucional para servidores da Casa. Os parlamentares, entretanto, ficaram fora da limitação. Numa contagem extraoficial, estima-se que pelo menos quatro distritais recebem proventos acima do limite.

 

A decisão segue orientação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). A assessoria de imprensa da Câmara explica que os parlamentares não são atingidos pela medida “porque não recebem salário, mas subsídio” e, por isso, não seriam alcançados pela determinação. No DF, o teto é de R$ 30.471,10.

A decisão foi tomada na segunda (20), pelo gabinete da Mesa Diretora, chamado de “Mesinha”, e atinge servidores que recebem, de forma acumulada, proventos de aposentadoria e vencimentos derivados de outros cargos públicos.

Reprodução

 

A Casa não divulgou quantos servidores estão nessa situação, mas o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), prometeu novos cortes. “Essa é a primeira medida de saneamento de contas anunciada por esta Mesa”, explicou o presidente da Casa.

Para que a medida atinja também os parlamentares, é preciso que seja determinada por resolução da Mesa Diretora, formada apenas por distritais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?