metropoles.com

Após operação da polícia, GDF lançará novo programa habitacional

Habita Brasília, segundo o governo, pretende combater a grilagem, incentivar a construção de moradias a preço mais acessível e em locais próximos a equipamentos públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Menos de um mês após a deflagração da Operação Clã, que investiga a venda ilegal de imóveis populares, e na semana em que a Operação Lote Fácil prendeu 17 pessoas suspeitas de fraudar programas habitacionais — entre elas, uma ex-assessora do senador Hélio José (PMDB-DF) e um funcionário lotado no gabinete do parlamentar —, o Governo do Distrito Federal lança, neste sábado (25/6), o programa Habita Brasília. De acordo com o Executivo, uma das propostas é combater as grilagens por todo o DF e incentivar a construção em localidades com equipamentos públicos e onde haja oferta de trabalho.

O programa, que será apresentado pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), no Guará, na manhã deste sábado, trabalhará em cinco linhas: a primeira será o Lote Legal, que oferecerá terrenos em regiões já urbanizadas para pessoas físicas e inscritas na Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), um dos órgãos investigados.

A segunda será a assistência técnica em regiões de interesse social, visando a qualidade das obras. Já a terceira linha é a produção de unidades habitacionais, que prevê a utilização de recursos do Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

A quarta linha a ser trabalhada pelo GDF é a locação social, que será destinada a famílias que gastam mais de 30% dos seus rendimentos com o aluguel, pessoas em situação de vulnerabilidade e idosos. O governo oferecerá para elas residências com valores mais baixos que os praticados pelo mercado e próximos aos seus locais de trabalho.

O Executivo pretende ainda, com sua quinta linha de trabalho, oferecer incentivos para as empresas que quiserem construir, para que elas reduziam os valores de venda de seus imóveis, facilitando o acesso à casa própria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?