metropoles.com

Rollemberg pede que novos secretários tenham criatividade para tirar Brasília da crise

O governador empossou, na tarde desta quinta-feira (22/10), os integrantes da nova estrutura do Executivo.

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/ Metrópoles
Rodrigo Rollemberg
1 de 1 Rodrigo Rollemberg - Foto: Michael Melo/ Metrópoles

Os novos secretários do Governo do Distrito Federal tomaram posse na tarde desta quinta-feira (22), no Palácio do Buriti. Para tentar estabilizar as contas do Executivo e sair do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou um pacote de arrocho, que envolve aumento de impostos, venda de imóveis, cortes de cargos comissionados e redução de salários. Por isso, na semana passada, anunciou a redução no número de pastas, de 24 para 17.

Ao todo, 11 secretarias foram compiladas em cinco. A Casa Civil se juntou a Relações Institucionais e Sociais, virando uma que será chefiada por Sérgio Sampaio. Marcos Dantas vai para a Secretaria de Mobilidade (Semob). Planejamento (Seplag) e Gestão Administrativa (Segad) se unem e Leany Lemos será a titular.

As pastas de Educação e Esporte também estão juntas. Júlio Gregório é o chefe e Leila Barros, a subsecretária. Na pasta de Políticas para Crianças Adolescentes e Juventude, sai Jane Klebia e entra Aurélio de Paula Guedes Araújo — que é uma indicação do deputado Israel Batista (PV). O agora ex-administrador de Brasília Igor Tokarski será o adjunto da Secretaria de Governo para Relações Institucionais. Ele assume o papel de Dantas de fazer negociações com a Câmara, por exemplo.

A Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável se junta à de Turismo, até então comandado por Jaime Recena, do PSB. Arthur Bernardes será secretário e Recena, adjunto.
O então deputado distrital Joe Valle aceitou, depois de intensas negociações, assumir a pasta que engloba Desenvolvimento Humano, Mulher, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Trabalho, criada para acomodar o PDT.

Durante a cerimônia de posse, Rollemberg afirmou acreditar em um 2016 melhor financeiramente e pediu aos secretários criatividade para realizar políticas de vanguarda. “Brasília será um exemplo de políticas públicas ousadas e inovadoras. Para que essa cidade possa voltar à vida normal não podemos só viver para pagar salários. Temos mais de 80% do nosso orçamento comprometido com folha de pagamento”, disse.

Falta decidir ainda quem será o novo chefe de gabinete de Rodrigo Rollemberg. O socialista havia escolhido o nome de Carlos Tomé, quando ele ainda era secretário de Mobilidade. No entanto, o correligionário recusou o cargo e afirmou que voltaria para o Senado, onde é servidor de carreira. Rômulo Neves, que ainda exerce o cargo, está cotado para assumir a Terracap.

É provável que os cortes de gastos com comissionados sejam publicados no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (23/10). Joe Valle não tomou posse na cerimônia desta quinta.

Confira como foi a cobertura ao vivo:

17h25 – Para o governador, a nova equipe de secretários tem a missão de encontrar uma agenda positiva para o governo. Rollemberg acredita que eles precisam ser criativos para que a capital retome o papel de vanguarda com políticas públicas ousadas e inovadoras. “É com muita alegria e igual animação que dou posse a esses novos secretários”, finalizou.

 17h23 –  Rodrigo Rollemberg disse que todos os compromissos assumidos no início do governo foram cumpridos. Afirmou ainda que vai chegar até o fim deste ano sem atrasar os salários dos servidores públicos.

17h21 – “Tenho convicção que 2016 será um ano muito melhor que 2015. Para que essa cidade possa voltar à vida normal não podemos só viver para pagar salários. Temos mais de 80% do nosso orçamento comprometido com folha de pagamento”, continuou o governador do DF.

17h19 – Rollemberg afirma que cortou 4,5 mil cargos comissionados, fez uma economia de R$ 150 milhões, entre outros. “Até aqui, já reduzimos em R$ 1 bilhão o gasto de custeio com a máquina pública”

17h17 – Rollemberg fala sobre a crise vivida pelo GDF: “Essa situação nos impôs a tomarmos medidas duras, mas necessárias para garantir a recuperação da nossa capacidade de investimento. Nenhum governo fez uma redução tão drástica no número de secretarias como nós fizemos. Cortamos da própria carne para garantir o equilíbrio financeiro”, afirmou.

17h15 – Citou as emendas que os deputados abriram mão para compor as contas da saúde e lembrou o compromisso com a saúde financeira do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do DF (Iprev).

17h12 – “Esse é um momento de alegria. É sempre uma alegria promover a renovação do âmbito do governo. Agradeço de forma especial aos secretários que participaram desse processo. Estamos chegando quase ao fim de outubro e considero um milagre termos a situação que temos hoje na nossa cidade. Quero aproveitar esse momento para fazer um agradecimento à Câmara Legislativa, na figura da presidente Celina Leão (PDT), pois a Câmara foi, ao longo desses 10 meses, uma grande colaboradora. Mostrou a importância de nos unirmos para superar os desafios”, disse Rollemberg.

17h10 – Rollemberg chama Leila Barros, Thiago Jarjour e Alexandre Lopes. Os três eram secretários de Esportes, Trabalho e de Administração, respectivamente. Assumem agora como adjuntos das mesmas áreas.

17h09 – Rollemberg começa a cerimônia saudando os novos secretários. Chama os secretários adjuntos.

17h07 – Henrique Moraes Ziller e o Coordenador de Ciência e Tecnologia Oscar Klingl tomam posse.

17h06 – Arthur Bernardes, Aurélio de Paula Araújo e Igor Tokarski assinam junto ao governador.

17h04 –  Leany Lemos, que responderá pela Secretaria de Planejamento e Gestão; Marcos Dantas, da pasta de Mobilidade e Júlio Gregório, responsável pela área de Educação e Esportes, também assinam os documentos de posse. Júlio é o mais aplaudido.

17h03 – Começam as assinaturas dos termos de posse. Sérgio Sampaio é o primeiro a assinar como titular da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais.

17h02 – Os nomes dos novos secretários não foram publicados no Diário Oficial do DF, nesta quinta-feira (20) .

17h – Sérgio Sampaio, Leany Lemos, Marcos Dantas, Júlio Gregório, Arthur Bernardes, Aurélio de Paula e Henrique Morais Zyler se juntam ao governador para cantar o Hino Nacional.

16h58 – Rodrigo Rollemberg chegou acompanhado da primeira-dama, Márcia Rollemberg. Eles são aplaudidos.

16h54 – O anúncio está atrasado em quase uma hora.

**Michael Melo/ Metrópoles*

16h45 – O Governador Rollemberg ainda não chegou à cerimônia de posse dos novos secretários. Há a expectativa do anúncio de novos cortes, pelo menos por parte da imprensa.

16h43 – Alguns deputados estão presentes: Rafael Prudente (PMDB), Agaciel Maia (PTC).

16h40 – Embora seja um dos novos secretários, Joe Valle não toma posse nesta quinta-feira. Ele será nomeado somente na próxima quarta-feira. Valle assumirá a pasta de Desenvolvimento Humano, Mulher, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Trabalho.

16h36 – Deputado Joe Valle (PDT), último a ser escolhido para assumir uma secretaria, aguarda os anúncios no salão.

16h30 – Embora o anúncio estivesse previsto para as 16h, a cerimônia ainda não começou.

16h15 – A expectativa no Salão Branco do Buriti é de que Rollemberg anuncie também os cortes de 20% com gastos de comissionados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?