metropoles.com

Policiais discutem utilização do Fundo Constitucional com Planejamento

Durante a reunião, segundo o Sinpol, ministro Dyogo Oliveira defendeu que a segurança pública na capital do país deve ser federalizada

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Reunião Sinpol com ministro
1 de 1 Reunião Sinpol com ministro - Foto: Divulgação

Representantes do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), deputados federais e distritais se reuniram, na manhã desta terça-feira (29/8), com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Dyogo Oliveira. Em pauta, a utilização do Fundo Constitucional (FCDF) e a recomposição salarial da categoria.

O presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco Gaúcho, disse que o GDF vem utilizando o Fundo Constitucional com desvio de finalidade, o que estaria prejudicando a área de segurança pública. O GDF nega. Afirma que aplica o que é determinado pela lei e que nunca teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Durante a reunião, segundo o sindicato, o ministro defendeu que a segurança pública na capital do país deve ser federalizada, a exemplo de outros países. Ele também teria dito que está preocupado com o aumento da criminalidade no DF, uma vez que é morador da cidade.

Ao final do encontro, ficou acertado que na próxima semana será realizada uma reunião entre os ministérios do Planejamento e da Fazenda, GDF, sindicatos e assessoria técnica da CLDF, para analisar se, ao longo dos anos, houve erro de cálculo no reajuste do Fundo Constitucional.

A corporação luta pela equiparação salarial com os policiais federais. Na semana passada, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) disse, mais uma vez, que não tem condições de dar o aumento pedido pela categoria. No entanto, o chefe do Executivo afirmou que, se houver ajuda do governo federal, as negociações podem ser retomadas.

O encontro desta terça-feira (29) com o ministro do Planejamento foi agendado a pedido do deputado federal Laerte Bessa (PR-DF). Estiveram presentes, entre outros parlamentares, o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), e Wasny de Roure (PT), Alberto Fraga (DEM-DF), Rôney Nemer (PP-DF) e Wellington Luiz (PMDB). (Com informações do Sinpol-DF)

Compartilhar notícia