*
 

Uma árvore caiu sobre dois ciclistas neste domingo (2/10) na Esplanada dos Ministérios. Segundo o Corpo de Bombeiros, um dos condutores precisou ser levado ao Hospital de Base do DF (HBDF) para avaliação médica, com escoriações.

De acordo com a corporação, eles foram acionados por volta das 12h50, para atender uma ocorrência de queda de árvore, no Eixo Monumental, em frente ao Ministério do Planejamento. Ao chegarem ao local constataram que uma paineira (barriguda), de nove metros de altura, havia caído em cima de dois ciclistas, que participavam de um pedal em grupo.

 

Um dos ciclistas sofreu pequenos arranhões e não quis ir ao hospital. O outro, José Clovis Feitosa Fernandes, 49 anos, foi transportado para o HBDF. Os dois estavam com equipamentos de segurança, sendo que a utilização do capacete reduziu a gravidade dos ferimentos, já que a árvore contém muitos espinhos.

árvore2 Divulgação/CBMDF

 

Uma das bicicletas só foi retirada após os bombeiros cortarem parte da árvore. No momento do acidente não ventava e o céu estava aberto. Os bombeiros ainda estão no local cortando a paineira e retirando os pedaços da pista. Três faixas da via ficaram interditadas durante o atendimento.

De crescimento rápido, a paineira pode atingir 30 metros de altura. Copa muito grande e arredondada, produz flores numerosas, cor de rosa, em forma de sino. Seus frutos nada pequenos ficam pendurados e quando maduros liberam a paina (espécie de algodão), que pode ser utilizada na confecção de travesseiros, almofadas e pelúcias. As sementes costumam atrair maritacas e tuins.

A madeira da paineira-rosa é leve e de pouca durabilidade, sendo aproveitada na indústria de calçados e caixotaria.

 

 

 

COMENTE

BrasíliarodoviáriaDistrito Federal
comunicar erro à redação