metropoles.com

OAB divulga nota de repúdio à publicação machista de médico do DF

De acordo com a ordem, mensagem “é inaceitável”, além de desrespeitar e incentivar a violência contra mulheres

atualizado

Compartilhar notícia

OAB/Divulgação
sede_oabdf-divulgacoa
1 de 1 sede_oabdf-divulgacoa - Foto: OAB/Divulgação

A Comissão de Combate à Violência Familiar e da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal divulgou nesta sexta-feira (30/12) uma nota de repúdio à publicação machista do médico do Distrito Federal, Luiz Águila.

O post foi feito pelo cardiologista no Facebook na manhã de terça (27). No texto, ele afirma que as mulheres apanham porque não respeitam seus maridos. “Sabe porque (sic) tantas mulheres apanham? Porque desrespeitam seus companheiros. Respeitem e serão respeitadas. Nossas avós não apanhavam porque respeitavam. Respeito é fundamental”, dizia a postagem, que foi apagada horas depois, após grande repercussão.

A declaração do médico, segundo a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Cristina Tubino, “desrespeita e incentiva a violência contra as mulheres”.

“Enquanto a OAB, o Poder Judiciário, ONGs e outros segmentos da sociedade civil, preocupados com a crescente violência contra as mulheres, têm buscado ações constantes de proteção a esse gênero, bem como o combate à todo e qualquer tipo de violência, principalmente familiar, o Sr. Luiz Águila torna pública uma manifestação de conteúdo inaceitável”, destaca a nota.

As palavras publicadas pelo médico condizem com o histórico de comportamento do médico fora das redes. O nome do cardiologista está nos registros da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) da Polícia Civil. Duas ocorrências foram registradas contra ele. A mais recente foi feita por uma arquiteta que acusou Águila de injúria. O boletim é da última terça (27).

A nora do médico, a servidora pública Luciana Chaves, acusa Luiz Águila de ter feito a publicação para defender o filho. No dia 27 de novembro, ela entrou na Justiça pedindo uma medida protetiva contra o marido, o bombeiro Luiz Roberto Águila, a quem denunciou por espancá-la grávida de quatro meses.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?