*
 

Começaram a funcionar nesta quarta-feira (15/2) painéis que informam o tempo para a chegada dos trens nas 15 estações do Metrô-DF. No total estão em funcionamento 59 painéis que facilitam a vida dos usuários. Os equipamentos mostram aos usuários o tempo, em minutos, estimado para a chegada na estação, com isso é possível o planejamento das viagens.

Rômulo Santiago, analista de sistemas de 24 anos foi um dos primeiros a consultar um dos painéis com os horários. “Eu pego ônibus e, depois, metrô. A novidade vai ajudar bastante a me programar caso seja necessário avisar meu chefe sobre um possível atraso”, comentou o morador de Valparaíso (GO), que trabalha em Taguatinga e pegou o vagão exatamente nos quatro minutos estimados nos visores.

A medida foi desenvolvida pelo Departamento de Planejamento e Estudos da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), em parceria com outros setores do órgão. “Faz parte de uma série de ações que adotaremos para a modernização do sistema”, disse o presidente da empresa púbica, Marcelo Dourado. Não houve custos para o governo, e os equipamentos, no valor aproximado de R$ 480 mil, foram pagos com verbas de emendas parlamentares.

O que Dourado chama de modernização do sistema de informação está dividido em três etapas. A primeira corresponde à instalação dos monitores. A seguinte é a expansão, até o fim do ano, para as outras nove estações metroviárias. Por fim, um aplicativo para tablets e smartphones vai garantir ao usuário o acesso a esse tempo de espera.

Segundo ele, essa era uma demanda antiga dos usuários do sistema, que informaram, por meio de pesquisa interna, que gostariam de saber os horários. Já a inspiração veio dos equipamentos usados em diversas partes do mundo, como na Europa, nos metrôs de Londres, Madri e Paris.

Os painéis foram inaugurados nesta quinta (15) nas Estações 114 Sul, Águas Claras, Arniqueiras, Central, Ceilândia Centro, Ceilândia Sul, Concessionárias, Furnas, Galeria, Guará, Metropolitana, Praça do Relógio, Shopping, Terminal Ceilândia e Terminal Samambaia. (Com informações da Agência Brasília)

 

 

COMENTE

metrôhorárioPainel
comunicar erro à redação