metropoles.com

Mirante da Torre de TV ficará aberto à noite na passagem da tocha

Medida funcionará no próximo dia 3 de forma experimental até as 22h30

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
torre de tv
1 de 1 torre de tv - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O mirante da Torre de Televisão estará aberto para visitação, na próxima terça-feira (3/5), no dia da passagem da Tocha Olímpica pela capital, com horário estendido até 22h30. Do alto da Torre, o visitante terá a oportunidade admirar a festa de celebração, na Esplanada dos Ministérios, por outra perspectiva. A medida, anunciada nesta quinta-feira (28/4) pelo secretário-adjunto de Esporte, Turismo e Lazer, Jaime Recena, poderá ser ampliada para outras ocasiões especiais.

Essa será a primeira vez que o visitante terá a oportunidade de contemplar a vista proporcionada pelo monumento no período noturno. Normalmente, o horário de funcionamento do ponto turístico encerra às 19h. “Será o momento de admirar a área central da nossa capital, toda iluminada. Brasília é uma das cidades mais belas nesse horário. Ainda funcionará de forma experimental no dia da passagem da tocha. Mas nada impede de estender a proposta para outras datas pontuais”, avalia o secretário-adjunto.

A medida tem o objetivo de interagir com o percurso final da tocha olímpica. Antes chegar ao gramado central da Esplanada dos Ministérios, nas proximidades da Biblioteca Nacional, por volta das 19h, um condutor da chama rodeará a Fonte Luminosa, localizada em frente à Torre de Televisão, cumprindo uma das últimas etapas do trajeto.

“Abrindo o acesso, nós vamos proporcionar uma vista privilegiada para quem estiver no mirante. Além de acompanhar de cima a condução final da tocha para a Esplanada dos Ministérios. Tudo isso para que tanto o turista quanto o residente participe e se sinta parte da festa, que será um momento histórico para Brasília”, avalia o secretário-adjunto.

Outra novidade surpreendeu quem passou pelo monumento nesta semana. A Torre de TV ganhou iluminação cênica, com cores da bandeira do Brasil e do símbolo das Olimpíadas, especialmente para a passagem da tocha. Após a data, o monumento continuará acesso, todos os dias, a partir das 18h30, com a iluminação tradicional. O local ficou cerca de dois anos apagado, por problemas técnicos.

Após abrir o revezamento de condução da tocha, a capital também será a primeira cidade a receber atividades olímpicas, com os jogos de futebol. As duas primeiras partidas serão disputadas um dia antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos, em 4 de agosto, no Estádio Nacional Mané Garrincha: Iraque x Dinamarca, às 13h, e Brasil x África do Sul, às 16h.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?