metropoles.com

Rede da Caesb estoura e esgoto escorre para córrego em Planaltina

Segundo morador, problema já ocorre há três semanas e, mesmo com reclamações, nenhuma equipe de manutenção foi enviada ao local

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo Pessoal/ Reprodução
esgoto estancia mestre d’armas
1 de 1 esgoto estancia mestre d’armas - Foto: Arquivo Pessoal/ Reprodução

Um rompimento em um cano de esgoto está tirando o sossego de moradores da Estância Mestre D’Armas, em Planaltina. Segundo eles, o problema já ocorre há três semanas e o líquido mau cheiroso escorre para a rede de águas pluviais que, por sua vez, é despejado em um córrego da região.

O pedreiro Mauro Maurício de Jesus Sousa, 30 anos, mora na rua em que o esgoto passa e reclama da situação. “O cheiro é horrível e não dá para ficar do lado de fora de casa”, conta o morador. Segundo ele, foram feitas duas reclamações formais para a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), mas nenhuma equipe de manutenção foi enviada ao local.

O morador fez até mesmo um vídeo mostrando o percurso do esgoto até chegar a uma boca de lobo, misturando-se com as águas pluviais:

Em resposta, a Caesb informou que a situação se deve ao mau uso do sistema de esgoto por parte da população. “Foi registrado um extravasamento de esgotos no endereço citado no dia 20 de janeiro e, no mesmo dia, técnicos de manutenção estiveram no local e desobstruíram a rede, que estava cheia de detritos. Hoje (24), a Caesb esteve no local novamente e mais uma vez desobstruiu a rede de esgotos da localidade”, alegou a companhia, por meio de nota.

A empresa ainda sugere medidas para que o problema não volte a ocorrer. “Para que o sistema de esgotamento sanitário funcione corretamente, é necessário que a população ajude. Óleo, restos de comida, papel, plástico, absorventes, preservativos, entulhos de construção, tocos de cigarro, grampos ou qualquer outro objeto não devem ser jogados no vaso sanitário ou na pia. Usar a rede de esgoto como lixeira causa o seu entupimento fazendo com que a sujeira volte, transbordando o esgoto nos ralos e nas pias, ou esguichando nas ruas”.

Compartilhar notícia