metropoles.com

PF prende homem que mantinha pássaros raros em cativeiro no DF

O flagrante foi feito nesta quarta-feira (21/9) em Santa Maria. Ao todo, 26 pássaros silvestres, alguns deles de espécies ameaçadas de extinção, foram encontrados pelos policiais

atualizado

Compartilhar notícia

Polícia Federal/divulgação
gaiola 2
1 de 1 gaiola 2 - Foto: Polícia Federal/divulgação

A Polícia Federal apreendeu nesta quarta-feira (21/09) 26 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro em Santa Maria. Um homem de 41 anos, responsável pela residência onde as aves foram encontradas, foi preso em flagrante pelo crime de receptação.

A ação teve o apoio do Instituto Brasília ambiental (Ibram) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibama). Entre os animais apreendidos, havia dois pássaros da espécie Forpus xanthopterygius, também conhecida como periquitinho ou tuim, que está na lista de animais ameaçados de extinção.

Também foram recolhidos 33 gaiolas, dois alçapões, uma arapuca, uma gaiola de transporte e três estilingues artesanais. Se condenado, o homem poderá cumprir pena de até quatro anos de prisão, além de ter de pagar a multa aplicada no valor de R$ 22 mil.

Compartilhar notícia