metropoles.com

GDF vai premiar escola que economizar água e punir desperdício

Plano do GDF prevê 40 medidas para garantir abastecimento das cidades do DF. Escolas que pouparem água e energia podem receber mais recursos

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
seca racionamento
1 de 1 seca racionamento - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governo local anunciou, nesta sexta-feira (10/3), um plano emergencial de combate à maior crise hídrica da história do Distrito Federal. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) confirmou, entre outras medidas, que haverá captação emergencial da água do Lago Paranoá e reforços na fiscalização em lava-jatos e postos de combustíveis. Também está prevista a liberação de mais recursos para escolas da rede pública que economizarem água e energia elétrica.

O anúncio ocorreu durante reunião do Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal, uma força tarefa que reúne 19 órgãos públicos e tem trabalhado desde 25 de janeiro para garantir o abastecimento d’água em todas as regiões administrativas. Nesta data, o DF entrou em estado de emergência, e, desde então, o Executivo local tem adotado medidas que valerão pelos próximos 180 dias – período crítico para garantir que não falte água nas torneiras durante a seca dos próximos meses.

As ações serão executadas pelos órgãos de forma integrada. Estão previstas cerca de 40 medidas prioritárias, divididas entre as áreas de fiscalização, infraestrutura, regulação e educação.

Rollemberg, secretários e representantes de 19 órgãos participaram do anúncio: força-tarefa contra o desabastecimento

 

Educação
Estudantes da rede pública vão receber, em sala de aula, informações sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e poupar água e energia elétrica, para que esses recursos não faltem em nenhuma localidade do DF. As escolas que conseguirem reduzir as contas de água e luz receberão um reforço nos recursos do Plano de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), de acordo com declaração do secretário de Educação do DF, Júlio Gregório Filho.

“Não adianta cobrar economia de água da população se na escola temos válvula hídrica vazando o tempo todo, torneira pingando ou vazamentos”, disse Gregório Filho.“O que queremos é que o dinheiro saia do desperdício de água e vá para investimentos na própria escola”, acrescentou o secretário.

Algumas ações do plano já estão em curso, como o racionamento de água nas cidades abastecidas pelo sistema Santa Maria/Torto e pela Barragem do Descoberto. Outras ainda não têm prazo para começar, como a restrição em 50% de captação para irrigação e piscicultura (das 6h às 9h) no reservatório do Descoberto.

No entanto, quem não está acostumado a poupar água já pode preparar o bolso: a cobrança de multa no valor de R$ 250 para quem desperdiça aguarda apenas a aprovação da diretoria colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

Captação no Paranoá
Dados apresentados pela Adasa mostram que o aumento da demanda da Bacia do Descoberto quase dobrou nos últimos 16 anos (47,6%), com picos de uso às 10h, principalmente pela agricultura. Hoje, o Descoberto atende 1,8 milhão de pessoas e está com volume em 43,6%.

Com este cenário, a captação emergencial do Lago Paranoá foi anunciada justamente como medida para aliviar essa demanda. A água do reservatório vai reforçar o abastecimento de regiões próximas e que dependem do Paranoá, como Lago Norte, Varjão, Setor de Mansões do Lago Norte, Taquari, Paranoá e Itapoã.

A captação será realizada por meio de estrutura flutuante a ser instalada em uma área do Lago Norte. Estão previstos 700 litros por segundo. Segundo o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, o volume não vai prejudicar o nível do espelho d’água. “O volume de água captado é compatível com o que o Lago pode oferecer. A redução será insignificante, pois ele é muito grande e recebe o aporte de vários afluentes.”

Salles garante que a água oferecida à população será de qualidade e que atividades de lazer não serão comprometidas. Além disso, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) vai utilizar uma outorga que já foi concedida pela Agência Nacional de Águas (ANA) e validada pela Adasa para um projeto maior de captação, previsto para 2019.

Segundo o governo, a proposta de captação do Paranoá aguarda aprovação do Ministério das Cidades. Também depende de aprovação de recursos a substituição subsidiada pelo governo dos sistemas de irrigação na área rural do Distrito Federal.

Com informações da Agência Brasília de Notícias

 

Serviço
Confira o cronograma do racionamento para este fim de semana, nas regiões abastecidas pelo sistema Santa Maria/Torto e pela Barragem do Descoberto

Sábado (11/3)

Santa Maria/Torto – Lago Norte (SHIN e SMILIN, exceto Tr 13 lts 01 a 13), Varjão, Granja do Torto, SAAN, SOF Norte, Regimento de Cavalaria e Guarda-RCG e Condomínios do Jardim Botânico (San Diego, Jardim Botânico I e V, Solar de Brasília, Mansões Califórnia, Jardins do Lago, Lago Sul – exceto QL 10 a 28, QI 17 a 29 e os conjuntos 01, 02 e 03 da QI 13 –, Estância, Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul, Ville de Montagne)

Descoberto – Ceilândia Oeste, Recanto das Emas e Riacho Fundo II

 

Domingo (12/3)

Santa Maria/Torto – Asa Norte e Noroeste

Descoberto – Vicente Pires, Colônia Agrícola Samambaia, Vila São José, Jóquei, Santa Maria, DVO, Sítio do Gama, Polo JK e Residencial Santa Maria

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?