metropoles.com

Mais de 800 PMs farão a segurança do desfile de 7 de Setembro

Polícia Militar do DF espera cerca de três mil manifestantes durante o evento na Esplanada dos Ministérios nesta quinta (7/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
policia militar tiro manifestantes
1 de 1 policia militar tiro manifestantes - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Polícia Militar do Distrito Federal divulgou nesta quarta-feira (6/9) o esquema de segurança durante o desfile de 7 de Setembro. De acordo com a corporação, mais de 800 policiais estarão a postos para evitar que manifestantes invadam o Eixo Monumental durante o evento, que está marcado para começar às 9h e tem previsão de encerramento para às 12h30 desta quinta (7).

A PMDF espera cerca de três mil manifestantes. Eles terão de ficar na Praça do Museu enquanto ocorre o desfile e só poderão ter acesso a via após o encerramento. Como ocorre tradicionalmente no 7 de Setembro, além do desfile a Esplanada dos Ministérios será o local onde organizações da sociedade civil se mobilizarão no 23º Grito dos Excluídos. A concentração será em frente ao Museu da República, do lado aposto ao desfile cívico-militar.

Para tentar evitar invasões, a PM fará três pontos de contenção, onde estarão homens acostumados a trabalhar em grandes manifestações. O primeiro será em frente ao Congresso Nacional, onde começa o desfile. O segundo em frente ao palanque das autoridades e o último próximo à Praça do Museu.

Não haverá revista para todos os presentes, apenas àqueles que forem considerados “suspeitos”. “Acreditamos que tudo ocorrerá bem e esse efetivo de cerca de 830 policiais é mais que suficiente para garantir a segurança dos presentes”, afirmou o Coronel Paulo Henrique Tenório, comandante do Policiamento Regional Metropolitano.

Quem for ao evento poderá conferir a passagem de militares, estudantes, viaturas e aeronaves, além de assistir à apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Este ano, o tema do evento é “Viva sua Independência”. O desfile contará com cerca de 4,2 mil participantes, entre civis e militares. O presidente Michel Temer (PMDB-SP) assiste ao desfile acompanhado de ministros.

0

O valor do contrato feito por pregão eletrônico para montagem da estrutura é de R$ 787,5 mil. No ano passado foram gastos R$ 1,1 milhão.

Desfile
Este ano, a tradicional tocha do Fogo Simbólico será conduzida pelo atleta e medalhista olímpico Vicente Lenílson. Em competições de atletismo, ele conquistou medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Verão de 2000 e ouro no Jogos Pan-americanos de 2007.

O evento será aberto com o desfile cívico-escolar, em que alunos de escolas públicas do Distrito Federal farão uma homenagem aos quatro elementos da natureza, ar, água, terra e fogo. Em seguida, começará o desfile cívico-militar, com integrantes das Forças Armadas e outras instituições militares.

Durante mais de uma hora, o público poderá ver a passagem da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, tropas a pé e motorizadas, integrantes da Academia Militar da Agulhas Negras, da Força Nacional de Segurança, grupamentos femininos da Força Aérea Brasileira, do Exército e da Marinha, entre outros. Haverá também veículos como blindados, viaturas, além da cavalaria.

Um dos momentos mais esperados pelo público é a passagem da pirâmide humana, do Batalhão de Polícia do Exército. Este ano, novamente, os 47 militares marcarão presença se equilibrando em uma estrutura metálica sobre uma moto. A equipe da pirâmide humana quebrou o recorde mundial dessa atividade, que foi registrado no Guiness Book, o livro dos recordes.

Enquanto o desfile avança pela Esplanada, algumas aeronaves da Força Aérea Brasileira vão cruzar o céu, como o caça F-5M, usado principalmente para a defesa de áreas estratégicas do país, e o KC-130 M, conhecido com Hércules, que transporta militares e atua em missões como o combate a incêndios e lançamento de paraquedista.

Esquadrilha da Fumaça
O desfile será encerrado com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. As aeronaves Super Tucanos, nas cores da Bandeira brasileira, farão as acrobacias aéreas que encantam crianças e adultos. Criada oficialmente em 1952, a Esquadrilha da Fumaça já fez mais 3,7 mil demonstrações no Brasil e no exterior. (Com informações da Agência Brasília)

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?