metropoles.com

STJ suspende leilão de veículo da Viplan para pagar dívida trabalhista

Em decisão liminar, a presidente Laurita Vaz entendeu que os bens da empresa devem ser preservados a fim de garantir a recuperação judicial

atualizado

Compartilhar notícia

Antônio Cruz/Agência Brasil
viplan
1 de 1 viplan - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Em decisão liminar, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, determinou a suspensão de reclamação trabalhista contra a empresa de transporte urbano Viplan, cujo processo de recuperação judicial tramita na Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Distrito Federal.

Segundo a Viplan, mesmo após o início da recuperação judicial, a 10º Vara de Trabalho de Brasília autorizou, em execução trabalhista, o leilão de veículo em nome da empresa. Todavia, para os advogados de defesa, os bens devem ser preservados a fim de garantir a recuperação judicial.

A empresa da família Canhedo operou no transporte público do DF por 40 anos, mas não conseguiu vencer licitação e encerrou as atividades em Brasília em 2011, quando tinha cerca de quatro mil funcionários.

A ministra Laurita Vaz ressaltou que, em casos semelhantes, o STJ “reconheceu competir ao juízo universal da recuperação judicial decidir sobre atos executivos ou constritivos dos bens da sociedade em recuperação”.

Além de suspender a reclamação trabalhista e o leilão judicial, que estava marcado para o próximo dia 31, a presidente do STJ designou provisoriamente o juízo da Vara de falências do DF para decidir sobre eventuais medidas urgentes, “sem prejuízo de ulterior exame pelo relator do feito (art. 955 do novo Código de Processo Civil)”.

O mérito do conflito de competência ainda será analisado pela Segunda Seção, sob relatoria do ministro Moura Ribeiro. (Com informações do STJ)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?