metropoles.com

Justiça do DF suspende lei sobre multa por sonegação do Nota Legal

Norma previa que responsável por informar ocorrência teria direito a 50% do valor da multa arrecadada. Liminar é do TJDFT

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Nota Legal
1 de 1 Nota Legal - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) concedeu liminar favorável ao GDF e suspendeu os efeitos da Lei Distrital 5.474, de 23 de abril de 2015. Segundo a norma, caso a administração soubesse de casos de sonegação no programa Nota Legal a partir de denúncia, o responsável por informar a ocorrência teria direito a receber 50% do valor da multa arrecadada.

A lei inseriu a previsão em outra norma distrital (Lei 4.159/08), que criou o programa de concessão de créditos. No Nota Legal, o contribuinte solicita a nota fiscal, informa o CPF e um percentual de crédito é devolvido para o consumidor. É permitido abatimento no IPTU e no IPVA.

O Palácio do Buriti ajuizou uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra a lei alegando que a matéria diz respeito à organização e ao funcionamento da administração pública, sendo de competência privativa do governador do DF. A norma, no caso, teria vício de iniciativa por ter sido elaborada por um distrital.

O relator da ação no Conselho Especial, desembargador Mario-Zam Belmiro, afirmou que, apesar de a multa já estar sendo arrecadada pela fiscalização tributária desde 2009, é urgente que seja concedida a medida liminar, já que metade da arrecadação deixaria de ser repassada ao Fundo de Modernização e Reaparelhamento da Administração Fazendária (Fundaf).

“A Lei nº 5474/2015, em princípio, implicou ingerência indevida da Câmara Legislativa em matéria de iniciativa exclusiva do governador, na medida em que a inovação, para que seja concretizada, certamente demandará a criação de atribuições ou modificações da organização ou do funcionamento dos órgãos públicos distritais”, registrou o magistrado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?