metropoles.com

Justiça determina legalidade de vaquejadas no Distrito Federal

Decisão do TJDFT negou ação de inconstitucionalidade contra lei distrital que reconhece a prática como modalidade esportiva

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
vaquejada barretos
1 de 1 vaquejada barretos - Foto: Divulgação

O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) contrariou um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) e determinou a legalidade das vaquejadas no Distrito Federal. Em sessão nesta terça-feira (21/3), os desembargadores negaram ação de inconstitucionalidade ajuizada pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e mantiveram válida a Lei Distrital 5.579/2015.

A norma, de autoria do deputado distrital Juarezão (PSB), reconhece a vaquejada como modalidade esportiva no Distrito Federal. O projeto, aprovado em julho do ano passado na Câmara Legislativa, chegou a ser vetado pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), após recomendação do MPDFT. No entanto, os parlamentares derrubaram o veto.

Em fevereiro do ano passado, o Ministério Público entrou com ação direta de inconstitucionalidade contra a lei. Segundo os procuradores, os animais envolvidos na prática sofrem maus-tratos, ficando confinados e sendo açoitados. Para o MP, a vaquejada implica em crueldade. A maioria dos desembargadores do Conselho Especial, no entanto, divergiu do entendimento do MPDFT.

Em outubro do ano passado, o STF julgou inconstitucional uma lei estadual do Ceará que também regulamentava a vaquejada como prática esportiva e cultural. Apesar de ser restrita ao estado, a determinação abriu precedente para outros entendimentos parecidos em todo o Brasil.

Já em novembro de 2016, o presidente Michel Temer sancionou lei que eleva rodeios, vaquejadas e outras expressões artístico-culturais à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?