metropoles.com

Incêndio já consumiu 11% do Parque Nacional de Brasília

Desde 2010, a reserva ambiental mais importante do DF não era afetada pelo fogo. Chamas na Chapada Imperial ainda não foram controladas

atualizado

Compartilhar notícia

Corpo de Bombeiros/Divulgação
Chapada-imperial-fogo-22
1 de 1 Chapada-imperial-fogo-22 - Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Desde 2010, o Parque Nacional de Brasília não era consumido pelo fogo. Agora, as chamas atingiram áreas distintas e queimaram de 10% a 11% daquela que é considerada a reserva mais importante do Distrito Federal.

Até a tarde desta quinta-feira (31/8), 4,7 mil dos 42 mil hectares do parque foram devorados pelo fogo. De terça-feira (29) para cá, os focos atingiram uma área perto da Estrutural e a Chapada Imperial, que tem uma parte incorporada à reserva.

Nesta quinta (31), 100 homens, entre brigadistas e servidores do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e militares do Corpo de Bombeiros, trabalharam no combate às chamas. Quatro aviões ajudam na operação. Parte da Chapada Imperial ainda está sendo queimada. O combate segue nesta sexta (1º/9).

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, sobrevoou a área nesta quinta. Ele prometeu colocar toda a estrutura do governo para combater o fogo na área. “Seremos firmes no combate aos incêndios florestais em unidades de conservação”, disse.

Segundo o ICMBio, ainda não é possível dimensionar o prejuízo para a flora e a fauna causado por esses incêndios. Desde 2010, o Parque Nacional de Brasília não era alvo de incêndio de grande proporção. Naquele ano, mais de 40% da área foram queimados. A reserva concentra, entre outras riquezas, a bacia de Santa Maria, que abastece 40% da população do DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?