metropoles.com

Idosa precisa de ajuda para comprar remédio contra o câncer

Família pede ajuda para arrecadar dinheiro para compra de medicação que está em falta na rede pública de saúde do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/WhatsApp
Dona Lourdinha
1 de 1 Dona Lourdinha - Foto: Reprodução/WhatsApp

A luta da aposentada Maria de Lourdes Corrêa da Fonseca, 90 anos, contra o câncer de mama está mais dolorosa por conta da burocracia do poder público. Há dois meses, ela está sem acesso à medicação de combate à doença, cuja distribuição foi suspensa pela rede pública de saúde.

Cansada de esperar, a família de Maria de Lourdes, que mora em Alto Paraíso de Goiás, está pedindo ajuda para arrecadar o valor, que seria de R$ 600 por uma cartela com 30 comprimidos. Ela faz tratamento com anastrozol.

Segundo informações da filha, a professora e atriz, Lúcia Helena Corrêa da Fonseca, 47, dona Lourdinha foi diagnosticada com câncer de mama há dois anos e faz tratamento com medicação oral, já que, pela idade avançada, não pode passar por quimioterapia nem por cirurgia.

De acordo com Lúcia, dona Lourdinha está desde fevereiro sem o medicamento, que recebia no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). A família diz que não tem condições de arcar com o custo do anastrozol e, por isso, pede ajuda. O neto dela, Leonardo Corrêa, 29, chegou até a fazer uma postagem no Facebook (confira abaixo).

REPRODUÇÃO/WHATSAPP
Receituário de Dona Lourdinha

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que a rede não pode fornecer o medicamento por que a fabricante não tem Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A secretaria destacou que, quando a empresa não possui o documento, é preciso retornar a licitação à fase inicial, o que acaba atrasando o processo e provocando o desabastecimento. A Anvisa confirmou que a empresa não possui CBPF para produzir e distribuir o anastrozol, o que não impede a sua comercialização.

Para ajudar na compra dos remédios para Dona Lourdinha entre em contato com Lúcia Corrêa, por meio do telefone: 61 98157-8452.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?